Topo

Grêmio vence Fortaleza em jogo com expulsão no VAR e gol no final

Do UOL, em Porto Alegre

08/06/2019 20h56

O Grêmio venceu a segunda partida no Campeonato Brasileiro. Hoje (8), em Caxias do Sul, o time de Renato Gaúcho não fez bom jogo e mesmo assim conseguiu superar o Fortaleza por 1 a 0. A partida teve expulsão de Osvaldo sugerida pelo VAR e acatada pelo árbitro de campo. O gol do duelo foi marcado no final, por Pepê.

A vitória leva o Grêmio aos oito pontos e rende saída da zona de rebaixamento. O Fortaleza para nos sete pontos.

Cheio de desfalques, o Grêmio fez um jogo sem muita criatividade. No final, a superioridade numérica e uma assistência precisa de Jean Pyerre ajudaram.

Na próxima rodada, os papeis se invertem. O Grêmio joga fora de casa diante do Botafogo e o Fortaleza recebe o Cruzeiro. As duas partidas são na quarta-feira (12), mas o duelo no Rio acontece mais cedo: 19h (de Brasília).

Quem foi bem: Pepê

Meia-atacante entrou no lugar de Felipe Vizeu e brilhou no final da partida. Pepê acertou finalização mesmo em bola longa, quase sem ângulo.

Quem decepcionou: Alisson

Uma janelinha seguida de passe de calcanhar. Na lateral do campo de defesa. Essa foi a melhor passagem do camisa 23 na partida. Distante do próprio nível, com intensidade e drible, Alisson se esforçou para ajudar defensivamente

Diego Tardelli aparece como titular

Nada de Pepê. A escalação do Grêmio surpreendeu ao ter Diego Tardelli como titular pelo lado esquerdo. O camisa 9, no entanto, pouco fez pelo flanco. Mesmo agregando agilidade, faltou profundidade. Tanto que a melhor oportunidade de Tardelli foi após aparecer pelo meio.

Grêmio repete jogo inócuo

Mais posse de bola, volume pelo centro e muitos passes laterais. Algumas conclusões de fora da área e também contra-ataques cedidos. O Grêmio repetiu a atuação média do ano diante do Fortaleza. No segundo tempo, o jogo inócuo deu lugar a uma pequena pressão na base da mobilidade dos atacantes. A melhor chance, no entanto, veio após bola parada. Geromel cabeceou e a bola foi salva por Felipe Alves.

Depois do intervalo o cenário se manteve igual, até a expulsão de Osvaldo. Com um jogador a mais, o Grêmio pressionou. Conseguiu o gol no final quando Jean Pyerre teve espaço e liberdade para dar lindo lançamento a Pepê.

Fortaleza usa goleiro contra marcação pressão

O goleiro do Fortaleza ajudou a tirar o time da pressão. Com a saída construída desde a primeira linha, sem chutão e por meio de passes curtos, a equipe de Rogério Ceni até chegou a montar transição ofensiva. Faltou ter profundidade. E quando conseguiu ir até o fundo, não conseguiu ter precisão.

Árbitro revisa cartão e expulsa Osvaldo

Aos 27 minutos do segundo tempo, o árbitro Salvio Pereira Sampaio foi chamado pelo VAR e foi ao monitor revisar o cartão aplicado em Osvaldo. O camisa 11 do Fortaleza havia recebido amarelo, mas acabou expulso depois de acertar Léo Moura.

Cronologia do jogo

Osvaldo é expulso aos 27 minutos do segundo tempo. Pepê marca o gol do jogo aos 45 minutos do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 FORTALEZA

Data e hora: 08/06/2019 (Sábado), às 19h (Brasília)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Salvio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
Árbitro de vídeo: José Claudio Rocha Filho (SP)
Cartão amarelo: Alisson (GRE); Felipe, Felipe Alves (FOR)
Cartão vermelho: Osvaldo (FOR)
Gol: Pepê, aos 45 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Rodriguez e Leonardo Gomes; Maicon, Thaciano (André), Alisson, Jean Pyerre e Diego Tardelli; Felipe Vizeu
Técnico: Renato Gaúcho

FORTALEZA: Felipe Alves; Tinga, Juan Quintero, Roger Carvalho (Nathan) e Carlinhos; Felipe, Juninho, Marlon, Romarinho e Osvaldo; Kieza (André Luis)
Técnico: Rogério Ceni

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado na nota, Pepê marcou o gol da vitória do Grêmio no tempo normal da partida, e não nos acréscimos.