Topo

Tite pediu ligação em vídeo para convocar Willian e compara Neymar a Hazard

Willian faz o primeiro treino com a seleção brasileira para a Copa América - Pedro H. Tesch/AGIF
Willian faz o primeiro treino com a seleção brasileira para a Copa América Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Danilo Lavieri, Marcel Rizzo e Pedro Lopes

Do UOL, em Porto Alegre

08/06/2019 20h34

Tite deu de ombros ao ser confrontado com a convocação de Willian para o lugar de Neymar, machucado, para a disputa da Copa América. Ele disse que seu cargo requer fazer escolhas, e que entende críticas sobre as que realiza. O técnico, que gosta de falar pessoalmente com atletas para definir decisões importantes, não pôde fazer isso com o meia do Chelsea, claro, que estava de férias em Israel. E usou a tecnologia para poder olhar nos olhos de Willian ao convidá-lo a integrar o grupo.

"O Edu [Gaspar, diretor] entrou em contato, eu falei com ele. Coloca em contato, mas quero o visual. Como chama mesmo? [Facetime, avisa o auxiliar Cleber Xavier], Eu vi visual. Teve o problema. E eu preciso de jogador de suas características. Eu quero conversar... Ele disse 'já derrubei as malas todas. Já coloquei tudo, fechei e a hora que quiser'. Ele veio de coração aberto. É a mais sadia. Fora as virtudes técnicas", falou Tite.

O treinador já havia falado por vídeo também com Daniel Alves, antes da apresentação na Granja Comary em Teresópolis, ainda em maio, sobre se aceitava a tarja de capitão que havia decidido tirar de Neymar pelos problemas extracampo que viveu na temporada. Com o camisa 10 o papo foi pessoalmente, após chegada à Granja.

O corte de Neymar, machucado mas em meio a acusação de estupro, ainda foi assunto para Tite neste sábado. Ele voltou a falar da preocupação com o lado humano do atleta e que não houve alívio ao ver seu craque fora da competição.

"Sentimento é de preocupação do lado humano, de estar bem e ficar com saúde. E preocupação e lástima por não ter a qualidade dele, top 3 do mundo. Fora Messi e Cristiano Ronaldo, ele só se compara ao Hazard. Mas ele executa mais rápido. Eles pensam da mesma grandeza, mas ele executa mais rápido. É jogador que perde. Estou falando de atleta, não de circunstância. Eu disse isso a ele", afirmou o técnico.