Topo

Presidente do Bahia pede sorteio sem potes na Copa do Brasil e critica TV

Guilherme Bellintani, presidente do Bahia - Felipe Oliveira / EC Bahia
Guilherme Bellintani, presidente do Bahia Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

09/06/2019 04h00

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, usou as redes sociais para criticar o modelo de sorteio da Copa do Brasil, que separa os times da Libertadores em um pote e os demais em outro. O Bahia é, pelo segundo ano seguido, o único time a "furar" o bloqueio dos times da Libertadores. Em 2018, eliminou o Vasco; neste ano, passou pelo São Paulo. Athletico, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras são os outros classificados.

Em conversa com o UOL Esporte, Bellintani explicou as críticas:

"A gente vem desde lá do começo da Copa para pegar necessariamente um time da Libertadores, eu não vejo nenhum sentido, é um direcionamento de sorteio, me parece arrumado para nas quartas ter os times mais poderosos, e aí é interesse de TV. Por que se tem um confronto como Fortaleza x Juventude, para as quartas vai um time em tese de menor audiência, apesar de o Fortaleza ter muita audiência, e aí a TV quer evitar isso. Então termina afetando uma lógica esportiva, que é a do sorteio igualitário. Isso me incomoda profundamente."

O dirigente não discorda do modelo que classifica os times da Libertadores já para as oitavas.

"O time da Libertadores entrar nas oitavas é razoável, é um procedimento correto. Também isso da Copa do Nordeste, da Copa Norte e da Série B. Isso estimula atalhos, eu, conceitualmente, não sou contrário. O que me incomoda muito é essa questão de dois potes (para o sorteio das oitavas). O pote da Libertadores contra um que eu chamei de 'dos Lutadores'. Eu concordo que é mais fácil ganhar uma Copa Verde, uma Copa do Nordeste, do que ser o sexto no Brasileiro. Mas isso dá um porte para uma competição que para nós é importante, dá um brilho. Talvez devessem dar as oito vagas para o Brasileiro, é uma discussão válida."

Por ora, Bellintani é uma voz solitária neste questionamento.

"Nunca houve arbitral da Copa do Brasil, pelo menos desde 2018, quando assumi. Esses temas não são discutidos. A minha ideia é justamente um sorteio sem potes. Coloca e vai tirando de dois em dois, fazendo os confrontos. Eu não tenho uma análise dos clubes que estão na Libertadores agora. Fatalmente podem ser contrários, porque tem hoje um caminho facilitado, mas conceitualmente podem ser a favor, porque ninguém sabe quem vai estar na Libertadores do ano que vem."

Desde que o regulamento foi alterado para o atual formato, em 2013, 77% dos clubes que estiveram nas oitavas de final via Libertadores avançaram às quartas. Nesse período, Flamengo (2013), Palmeiras (2015) e Cruzeiro (2017) venceram a competição disputando desde o início. Atlético-MG (2014), Grêmio (2016) e Cruzeiro (2018) aproveitaram o atalho da Libertadores. O Bahia agora tenta o feito dos primeiros citados.

"Nossa pretensão é ser campeão. Com oito times, nosso foco é ser o melhor desses oito, sabendo das dificuldades. Apesar de a gente ter uma folha menor, a gente tem a presença da torcida, que é um diferencial grande. A gente tem uma torcida mais ativa que muitos que estão entre os oito. A gente joga mais leve, tá todo mundo dizendo que quer pegar o Bahia, dos outros sete. Então a gente entra mais leve, com mais confiança."