Topo

Locutor narra gol de time errado na Série C: "é o Treze que tá de branco?"

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

11/06/2019 18h23

O áudio com uma narração do primeiro gol do jogo entre Ferroviário-CE e Treze-PB, pela Série C do Campeonato Brasileiro, disputado na noite de ontem, na Arena Castelão, viralizou nas redes sociais. O motivo? Nele, o locutor Irismar França, da Rádio Jovem Pan News, de Fortaleza, comete uma gafe e confunde as equipes em campo, narrando o tento do time paraibano como se fosse dos donos da casa.

O gol, marcado por Eduardo, do Treze-PB, saiu logo após o apito inicial. Na empolgada narração de Irismar, porém, o tento foi creditado ao Ferroviário-CE. Ao ser avisado pelos companheiros de reportagem da confusão, o locutor questiona: "O Treze é que está jogando de branco? Eu pensava que era o Ferroviário".

Hoje, um dia depois da narração que viralizou especialmente no estado do Ceará, Irismar França atendeu à reportagem do UOL Esporte e, bem-humorado, explicou que toda confusão se deu por conta dos uniformes não muito usuais que as equipes entraram em campo.

Cearense Irismar França, locutor de rádio e TV - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook
"O Ferroviário tem dois uniformes: um tricolor que prevalece o preto e o vermelho, e o outro tricolor que prevalece mais o branco, com detalhes em preto e vermelho. Só que ele jogou com um terceiro uniforme que até então eu não conhecia, um todo preto, com a numeração vermelha. E o Treze tem dois uniformes, que prevalece o alvinegro, preto e branco, e um branco com detalhes em preto, mas na verdade estava com um terceiro uniforme que eu também não conhecia, branco, e achava que ser do Ferroviária", contou o narrador.

Para azar de Irismar, o gol do Treze-PB saiu ainda antes de o jogo completar um minuto, não dando assim tempo de perceber com qual uniforme cada equipe tinha entrado em campo.

"O jogo começou 20h pontualmente, então, entre 19h e 20h, tem a Voz do Brasil, e nesse intervalo a gente desce, vai lanchar, e fica batendo papo lá fora com os companheiros de rádio. Quando subi para a cabine, faltando uns 10 minutos, eu tinha todas as anotações e escalações das equipes, mas não tinha detalhes dos uniformes. Isso a gente nem pede porque já conhece. As equipes entram em campo e o subconsciente associou isso, foi mais forte. Na minha cabeça, o Ferroviário estava de branco e o Treze de preto. Para o meu azar, não deu tempo sequer de chamar os repórteres, e o Treze, aos 34 segundos de jogo, fez o gol", acrescentou.

Eduardo (9) comemora gol do Treze-PB em jogo contra o Ferroviário-CE, pela Série C - Xand Rodrigues / ASCOM Ferroviário - Xand Rodrigues / ASCOM Ferroviário
Eduardo (9) comemora gol do Treze-PB em jogo contra o Ferroviário-CE
Imagem: Xand Rodrigues / ASCOM Ferroviário

"A repercussão foi grande. Youtube, Facebook, grupos de Whatsapp, amigos me ligando, brincando, me zoando, outros que conhecem meu trabalho aqui porque, poxa, já tenho mais de 26 anos de rádio e TV. Já passei pelas TV's Jangadeiro, Cidade e Diário como narrador de futebol e futsal, então tenho um trabalho estabilizado aqui no Estado do Ceará, um nome e uma imagem reconhecidos de um trabalho sério, competente, de um narrador que narra em cima do lance. Alguns gols já viralizaram de forma positiva, aquela narração emocionante, em cima do lance, uma narrativa detalhada após o gol, a emoção do lance, mas dessa vez foi ao contrário. Aconteceu, tem que encarar e levar na esportiva", brincou Irismar.

Irismar França ainda carrega no currículo participações em Copa do Mundo como narrador. Em 2014, trabalhando pela Rádio Verdes Mares, teve a oportunidade de narrar os jogos históricos entre Brasil e Alemanha, o famoso 7 a 1, e Argentina e Alemanha, na grande decisão do Mundial realizado no Brasil.

O jogo entre Treze-PB e Ferroviário-CE terminou com vitória por 3 a 2 do time cearense, que ocupa a liderança do grupo A da Série C, com 16 pontos em sete jogos. Já o Treze-PB é o vice-lanterna, com apenas seis pontos.