Topo

Internacional

Com D'Alessandro se mantém importante após dez anos e 450 jogos no Inter

D"Alessandro completa 450 jogos no Inter contra o Bahia nesta quarta-feira, no Beira-Rio - Ricardo Duarte/Inter
D'Alessandro completa 450 jogos no Inter contra o Bahia nesta quarta-feira, no Beira-Rio Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/06/2019 04h00

D'Alessandro tem uma vida ligada ao Inter. Em 10 anos de clube, o gringo chega a mais uma marca importante hoje (12). Quando entrar em campo para jogar contra o Bahia, às 21h30 (de Brasília), pela nona rodada do Brasileiro, atingirá 450 partidas pelo time vermelho. E o contexto atual o coloca como pilar ofensivo da equipe.

Aos 38 anos, D'Ale entende que está em outro momento da carreira. Já não atua mais em todos os jogos, requer preparo especial, controle de minutos, dosagem de desgaste, recuperação mais longa, tudo para estar 100% quando utilizado.

Em acordo com a comissão técnica, esteve em campo apenas durante 31 minutos fora de casa no Brasileiro. E é exatamente sem ele que o time de Odair Hellmann tem tropeçado.

Com D'Ale em campo foram quatro vitórias no Beira-Rio, e uma derrota, para o Palmeiras, quando ele atuou apenas 31 minutos, como visitante.

Na temporada, o camisa 10 tem 20 partidas, 1.154 minutos em campo, deu duas assistências e não marcou gols. Foram 14 vitórias, quatro empates e duas derrotas. A ausência no placar não significa pouca relevância na equipe. É dos pés dele que partem as principais jogadas da equipe. Mesmo com idade avançada, ele segue sendo pilar técnico e de criação do ataque.

Diferente do que ocorreu no ano passado. Em 2018, atrapalhado por lesões e alguns períodos suspenso, D'Ale perdeu a titularidade e conviveu com o banco de reservas. Mas trabalhou forte e recuperou espaço.

Até entrar em campo são 449 jogos, 91 gols, 105 assistências. Com 24 gols no Beira-Rio após a reforma para Copa do Mundo de 2014, ele é o maior artilheiro do estádio após a remodelagem.

A larga história vestindo vermelho ainda tende a ser mais longa. Em entrevista coletiva, o argentino disse que não pretende se aposentar no fim deste ano e prioriza a renovação do contrato que vence em dezembro.

Antes da bola rolar pela nona rodada do Brasileiro, D'Ale vai receber uma camisa alusiva ao número de jogos, uma placa, e poderá celebrar com a torcida mais uma marca no Colorado.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X BAHIA

Data e hora: 12/06/2019 (quarta-feira), às 21H30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn (ambos do PR)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto (MG)

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca, Cuesta, Roberto e Uendel; Rodrigo Lindoso, Nonato, Patrick (Edenílson), Nico López e D'Alessandro; Rafael Sobis
Técnico: Odair Hellmann

BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Flávio, Elton e Douglas Augusto; Arthur Caíke, Rogério e Fernandão (Gilberto).
Técnico: Roger Machado

Internacional