Topo

Depoimento de Neymar sobre suposto estupro mobiliza fãs em apoio ao jogador

Felipe Pereira e Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

13/06/2019 17h32

A ida de Neymar à 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em São Paulo, para prestar depoimento no caso em que é acusado de estupro, mobilizou na tarde de hoje (13) cerca de cem fãs em frente ao local, no bairro de Santo Amaro, zona sul da capial paulista.

Após a chegada do jogador sob forte esquema de segurança, os torcedores exibiram faixas em defesa de Neymar e entoaram gritos por seu nome. A modelo Najila Trindade, que relatou o suposto estupro à polícia após encontro com Neymar em Paris, também foi alvo de ofensas pelos defensores do atacante do Paris Saint-Germain.

A investigação corre em sigilo e, só ao fim do rito, quando as provas forem colhidas e todas as pessoas envolvidas no caso forem ouvidas, o jogador poderá ou não virar réu em um processo, seja por agressão e/ou por violência sexual, ou por crimes virtuais, após o vazamento de imagens íntimas de Najila. Para os fãs do craque, no entanto, não importa. "Acho que é inocente, [foi] vacilo dele. Chamar uma pessoa dessa categoria, chamar para a França. Já estava na cara, não viu porque não quer", afirmou o farmacêutico Danilo dos Santos.

Enquanto torcedores manifestavam apoio, outros começaram a cantar o hino nacional. Os fãs chegaram ao local horas antes do horário marcado para o depoimento, 16h. A passionalidade do público vinha à tona quando questionado sobre o motivo que os levou até a delegacia. Pré-julgamentos que costumam ser comuns em casos de violência contra a mulher - falta de clareza sobre que seria consentimento, crenças de que mulheres violentadas deveriam demonstrar certos comportamentos em vez de outros e tentativas de descreditar quem faz a denúncia - acabaram transformados em argumentos para justificar a inocência do jogador.

"Estupro só existe quando não tem consentimento. A partir do momento que ela aceita ida até Paris, pede presente para o filho, gravou vídeo pra prejudicar o Neymar, a gente vê que ele caiu num golpe", disse o estudante Lucas Arruda, 24, criador da faixa em apoio a Neymar com a ajuda de seis amigos. "A gente veio para prestar apoio ao Neymar, para mostrar a verdade", completou à reportagem.

Comerciante neymar - Luiza Oliveira/UOL - Luiza Oliveira/UOL
Comerciante pediu folga para tentar ver Neymar na delegacia da mulher, em São Paulo
Imagem: Luiza Oliveira/UOL

Já Josenilda Ribeiro de Andrade, comerciante em uma loja de shopping, pediu folga do trabalho só para tentar ver o ídolo. "Tenho certeza que ele vai ser inocentado, porque a menina Najila está mentindo, isso não procede. Quem é estuprada não é assim", falou ela, que chegou às 10h uniformizada com camisa 10 da seleção e jaqueta CBF.

Também teve quem enxergou no aglomerado de pessoas como uma oportunidade para lucrar. O vendedor ambulante Milton Gomes, 47 anos, deslocou seu carrinho de amendoim e geladinho para a porta da delegacia. "Tenho expectativa de ter um grande fluxo de pessoas. Acho que vai vender bem. Também sou fã do Neymar", comentou.