Topo

Marta comemora gol mostrando chuteira com símbolo de igualdade de gênero

Marta aponta para a chuteira ao abrir placar em pênalti contra Austrália na Copa do Mundo da França - Jean-Paul Pelissier/Reuters
Marta aponta para a chuteira ao abrir placar em pênalti contra Austrália na Copa do Mundo da França Imagem: Jean-Paul Pelissier/Reuters

Ana Carolina Silva

Do UOL, em Montpellier (França)

13/06/2019 14h37

Marta fez o primeiro gol da seleção brasileira hoje (13), na derrota por 3 a 2 para a Austrália, e comemorou gritando e apontando para a chuteira. O calçado preto não mostrava a marca de algum patrocinador esportivo, mas sim um desenho que promove a igualdade de gênero no esporte e na sociedade.

Nas cores azul e rosa, o símbolo de igualdade tem intenção de promover a iniciativa "Go Equal", que tem a camisa 10 do Brasil como uma de suas participantes. Além disso, Marta também é embaixadora global da ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres.

Marta mostra chuteira Go Equal, com um símbolo de igual para pedir equidade no esporte - Reprodução - Reprodução
Marta mostra chuteira Go Equal, com um símbolo de igual para pedir equidade no esporte
Imagem: Reprodução

Os perfis do movimento nas redes sociais passaram a ser utilizados hoje, horas antes do jogo em Montpellier. "Bola igual. Campo igual. Regras iguais. Se as mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens, por que elas não recebem o devido reconhecimento? O devido apoio? A devida remuneração?", questionou o "Go Equal" no Twitter e no Instagram.

Com este gol, Marta se tornou a primeira atleta da história, entre homens e mulheres, a marcar em cinco edições de Copa do Mundo. Além disso, está empatada com o alemão Miroslav Klose como maior artilheira do torneio em todos os tempos - cada um tem 16 gols.

No entanto, quando foi questionada sobre a dupla conquista pessoal, ela minimizou e mostrou a chuteira. "Isso é uma igualdade de todas nós, de todas as mulheres. Eu não gosto de falar, só gosto de mostrar", disse, apontando novamente para o calçado.