Topo

Real Madrid

"Mbappé da lateral": francês pode acabar com dinastia brasileira no Real

Ferland Mendy assinou contrato com o Real Madrid  - Angelo Blankespoor/Soccrates/Getty Images
Ferland Mendy assinou contrato com o Real Madrid Imagem: Angelo Blankespoor/Soccrates/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/06/2019 04h00

A lateral esquerda do Real Madrid é praticamente dominada por brasileiros desde os anos 90. Absolutos na posição, Roberto Carlos e Marcelo criaram uma verdadeira dinastia verde e amarela no setor. Só que a era pode estar perto do fim com a chegada de Ferland Mendy.

Anunciado pelo clube espanhol ontem (12), o jovem francês de 24 anos é uma das principais revelações do futebol europeu na última temporada. A empolgação com o talento do garoto é tanta que ele chegou a ser chamado de "Mbappé da lateral".

"Ele é o Kylian Mbappé da lateral", disse o agente Yvan Le Mee para a revista "France Football". "Ao contrário do que as pessoas pensam, a posição de lateral esquerdo é a mais requisitada em um time após um atacante. Isso porque é muito difícil de encontrar".

Um dos motivos para Mendy ser considerado uma ameaça a "era Marcelo" é a qualidade ofensiva, característica exigida pelo Real Madrid. Assim como o brasileiro, o francês tem facilidade para chegar até a linha de fundo e criar problemas para a defesa adversária. Na última temporada, ele marcou três gols e deu duas assistências. Além disso, o lateral teve uma média de 1,6 drible por jogo.

"Mendy é muito bom ofensivamente e defensivamente, o que é muito raro. Jogadores equilibrados, que são muito fortes no ataque e na defesa, são muito raros. Não existe quase ninguém assim com essa idade", completou Mee.

Pesa contra, pelo menos por enquanto, a falta de experiência de Mendy. De acordo com o jornal espanhol "Marca", o técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane, ainda não vê o francês em condições de colocar Marcelo completamente no banco. A tendência, no entanto, é que ele assuma a titularidade naturalmente.

A pouca maturidade em campo tem um motivo. Tudo aconteceu muito rápido na carreira do jovem lateral. Profissional desde 2015, ele deu os primeiros passos pelo modesto Le Havre. Em 2017, Mendy assinou com o Lyon por aproximadamente R$ 65 milhões. Agora, ele foi contratado pelo Real por pouco mais de R$ 215 milhões.

A velocidade com a qual despontou fez com que Mendy pouco aparecesse na mídia. Sem vender um personagem ou conceder entrevistas regularmente, ele ainda não é tão reconhecido e curiosamente tem a fama de arrogante. O francês, no entanto, prefere mostrar o que sabe fazer em campo.

"É verdade que tudo aconteceu muito rápido na minha vida desde o Le Havre, mas eu tenho que dizer a mim mesmo que preciso ser rápido. Eu tenho que continuar com esse dinamismo", afirmou o lateral em entrevista para a revista "France Football" em janeiro deste ano.

Mendy assinou com o Real Madrid até 2025. A apresentação oficial está marcada para o dia 19 de junho, no estádio Santiago Bernabéu.

Real Madrid