Topo

Neymar fica 5 horas em delegacia para depor sobre suposto estupro

Felipe Pereira e Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

13/06/2019 20h19

Neymar ficou 5 horas hoje na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher para prestar depoimento sobre acusação de estupro contra ele por Najila Trindade. O jogador do PSG entrou no local com forte esquema de segurança e longe dos fãs e curiosos que se aglomeraram na rua em frente à delegacia na busca de ver o atleta.

Ao final do depoimento, as promotoras da Promotoria de Enfrentamento à Violência Doméstica, que acompanham o caso juntamente com a polícia falaram com os jornalistas sobre os próximos passos do inquérito e disseram que Neymar respondeu todas as perguntas feitas a ele e negou o crime.

O atleta foi acompanhado de seus advogados e seguranças, que não saíram de perto de Neymar até a entrada da delegacia. Na frente do local, a delegada Juliana Bussacos, que lidera o inquérito, esperou Neymar.

Hoje, Neymar deu sua versão dos fatos que aconteceram nos dois encontros com Najila Trindade em um hotel de Paris. No primeiro deles, em 15 de maio, a modelo acusa o jogador de tê-la estuprado.

Neymar se defendeu em vídeo negando o suposto estupro. No segundo encontro, em 16 de maio, Najila gravou vídeo, que ainda não foi mostrado na íntegra à polícia. Os 66 segundos divulgados mostram a modelo batendo no jogador.

Um forte esquema de segurança foi montado para chegada e saída do jogador com presença de policiais do Grupo de Operações Especiais. A imprensa pode ficar em uma parte restrita e longe da porta da delegacia da mulher. Os curiosos ficaram na rua, longe de onde o jogador circulou a pé.

Os fãs de Neymar que estiveram na delegacia da mulher gritavam em apoio ao jogador e contra a suposta vítima. Até uma faixa foi exposta com os dizeres "que a verdade seja dita".

A investigação

O Ministério Público entrou no caso para acompanhar as investigações desde desde sábado com promotoras. Elas disseram ontem que podem pedir novas investigações se julgarem necessário e que em casos de crime sexual a palavra da vítima tem poder, mas desde que estejam de acordo com os fatos apurados na investigação.

Najila Trindade prestou seu depoimento na Delegacia de Defesa da Mulher na última sexta-feira. Ela foi ouvida por cerca de 4h30 pela delegada Juliana Lopes Bussacos, que coordena as investigações e deixou o local carregada por seu ex-advogado após passar mal.

O depoimento de Neymar sinaliza que o inquérito policial está chegando ao seu fim. A reportagem apurou que a intenção das autoridades policiais é terminar as investigações com menos de 30 dias contando a data do boletim de ocorrência no dia 31 de maio.

No entanto, o rumo pode mudar se um novo elemento for apresentado ou se a delegada julgar necessário. Ela pode voltar a ouvir as duas partes e até pedir uma acareação, apesar de o procedimento ser pouco comum em casos de crime sexual.