Topo

Uruguaios iniciam festa e levam clima de Copa América para Arena do Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/06/2019 17h52

A Arena do Grêmio ainda não tinha convivido com clima de Copa América. Os pouco mais de 13 mil presentes no primeiro jogo, entre Venezuela e Peru, até mostraram alguma empolgação, mas longe dos grandes jogos que se espera na competição continental. Até hoje (20), nos momentos que antecedem Uruguai e Japão.

Os uruguaios chegaram cedo. Cinco horas antes da partida, marcada para as 20h (de Brasília), já tinha torcida nos arredores da Arena. Com as cores do Uruguai nas camisas, nos rostos, nos chapéus, os aficionados cantavam a alegria de acompanhar a Celeste.

"É um amor imenso que temos pela seleção, por isso acompanhamos", contou Alejandro Martínez, de 50 anos, ao UOL Esporte, entre um gole e outro de cerveja. Que, aliás, era o combustível mais presente entre os torcedores. O torcedor saiu de Montevidéu ontem. "É fácil de chegar, por isso tem tantos uruguaios por aqui", disse.

De fato, a proximidade facilitou a presença dos torcedores. Fronteira com o Rio Grande do Sul, é possível deixar as cidades uruguaias e chegar a Porto Alegre em algumas horas de carro ou ônibus.

A organizada Geral do Grêmio recepcionou torcedores uruguaios nos bares que costuma frequentar e organizou um churrasco antes da partida.

A movimentação indica que a previsão de até 20 mil uruguaios em Porto Alegre, feita pelas autoridades da capital gaúcha, irá facilmente se confirmar. Até a noite de quarta-feira, a taxa de ocupação dos albergues da cidade era de 90%, e mais de 6 mil torcedores haviam cruzado alguma das fronteiras terrestres com o Estado.

A seleção uruguaia empolgou no primeiro jogo e venceu o Equador por 4 a 0. O Japão, por sua vez, perdeu pelo mesmo placar para o Chile.