Topo

Copa do Mundo Feminina - 2019

Cartão amarelo a goleira que se adiantar em disputa de pênaltis é suspenso

REUTERS/Bernadett Szabo
Imagem: REUTERS/Bernadett Szabo

Do UOL, em São Paulo

21/06/2019 15h22

A International Board (IFAB), órgão responsável pelas regras do futebol, anunciou hoje (13) uma mudança para a Copa do Mundo feminina. A pedido da Fifa, a IFAB suspendeu a determinação que prevê cartões amarelos para as goleiras que se adiantarem em disputas de pênaltis do Mundial.

A alteração foi feita em caráter temporário para evitar o risco de que uma goleira seja expulsa durante a disputa de pênaltis. Atualmente, a regra prevê que a jogadora seja advertida caso não mantenha pelo menos um dos pés sobre a linha no momento da cobrança.

Segundo o comunicado, a IFBA e a Fifa entendem que uma possível expulsão da goleira por se adiantar na disputa de pênaltis pode "injustamente distorcer o resultado" na fase eliminatória da competição. Além disso, o órgão destaca que o VAR já cumpre o papel de assegurar que não haja infrações no momento das cobranças.

Vale destacar que a suspensão da regra é válida somente para a disputa de pênaltis. No tempo normal, a determinação antiga que prevê o cartão se a goleira se adiantar segue em vigor.

As oitavas de final do torneio começam neste sábado, com os confrontos Alemanha x Nigéria e Noruega x Austrália. A seleção brasileira entra em campo no domingo, contra a França.

Copa do Mundo Feminina - 2019