Topo

Manchester United

Como Pogba foi de jogador mais caro do mundo a "problema" no United

Paul Pogba em ação pelo Manchester United - Christian Kaspar-Bartke/Getty Images
Paul Pogba em ação pelo Manchester United Imagem: Christian Kaspar-Bartke/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/06/2019 04h00

Não é de hoje que Paul Pogba é apontado como um dos maiores jogadores do mundo. Só que, nos últimos meses, o meia deixou de ser unanimidade e passou a ser chamado de "problema" no Manchester United.

Quando chegou à Inglaterra, em 2016, Pogba se tornou o atleta mais caro do mundo. Os "Red Devils" desembolsaram aproximadamente R$ 370 milhões (na época), além de um bônus de quase R$ 17 milhões, para tirar o jogador da Juventus. A expectativa era de que ele despontasse de vez como um dos grandes do planeta. Mas não foi exatamente o que aconteceu. O meia tem oscilado com a camisa do United, e o futebol que encantou o mundo deu espaço para a fama de "desinteressado".

O auge da crise entre jogador e clube aconteceu no fim de 2018. Pogba teve um atrito com José Mourinho, que chegou a comparar o meia com um "vírus" e retirou dele a braçadeira de capitão.

De acordo com o site britânico "Express", o atleta tinha um comportamento "infantil" e não seguia as orientações que eram dadas. Um exemplo seria quando clube pediu para o meia deixar de jogar basquete. Pogba chegou a sentir um desconforto muscular ao dar uma enterrada.

O francês chegou a reagir com a saída do treinador português e a chegada de Ole Gunnar Solskjaer ao comando do clube. Com boas atuações, o francês deu sinais de que seria o líder que os torcedores esperavam, mas ele novamente não atendeu às expectativas.

Apesar dos 16 gols em 47 partidas na temporada, Pogba foi criticado pela imprensa inglesa e pela torcida. Muitos acusam o jogador de não demonstrar a vontade necessária em campo.

O clima ficou ainda mais pesado na última semana. Durante um evento em Tóquio, no Japão, o francês deixou claro que sua passagem pelo United está perto do fim.

"Acho que para mim pode ser uma boa hora de ter um novo desafio em outro lugar", disse.

A declaração caiu como uma bomba em Manchester e criou um desgaste entre clube e atleta, novamente apontado como um "problema". As especulações dão conta de que Real Madrid e Juventus devem disputar o jogador quando a janela de transferências abrir.

Sem posição?

As críticas ao jogador são mais amenas quando a análise é feita por quem o acompanhou mais de perto. Em entrevista ao site "Bleacher Report", o especialista em futebol italiano Paolo Bandini disse que a oscilação de rendimento de Pogba está diretamente relacionada ao posicionamento dentro de campo.

"Allegri (ex-técnico da Juventus) tentou usar ele como um autêntico camisa 10, mas não funcionou. Se você quer tirar o melhor dele, precisa deixar ele jogar área a área. Acredito que você precisa fazer uma formação que funcione para ele", analisou.

Bandini sugere que Pogba precisa ter um time inteiro jogando para ele, o que dificilmente aconteceria no Manchester United.

Manchester United