Topo

Pior público da Fonte Nova se revolta em meio à incompreensão sobre VAR

Torcida chilena foi maioria em relação aos equatorianos em Salvador durante o jogo de hoje - Thiago Bernardes/CA2019.
Torcida chilena foi maioria em relação aos equatorianos em Salvador durante o jogo de hoje Imagem: Thiago Bernardes/CA2019.

Gabriel Carneiro

Do UOL, em Salvador

21/06/2019 22h08

Depois de receber duas partidas com bom público, a Arena Fonte Nova teve uma taxa de ocupação próxima de apenas 25% de sua capacidade hoje, no confronto entre Equador e Chile válido pela segunda rodada da Copa América. Apenas 11.946 torcedores pagaram ingressos para totalizar o público de 14.727 pessoas e renda de R$ 2.551.770,00.

Nos jogos anteriores, os públicos de Argentina x Colômbia e Brasil x Venezuela chegaram a quase 35 mil e 40 mil, respectivamente.

O excesso de espaços vazios tornou a atmosfera do estádio em Salvador bem diferente dos jogos anteriores, com menos pressão e emoção. Ainda mais que a presença de equatorianos foi reduzida, com os chilenos dominando e seu inconfundível canto "Chi-chi-chi, le-le-le, viva Chile" presente. Houve poucos momentos de explosão da torcida na Arena Fonte Nova, de reações discretas e muitos momentos de silêncio.

Além das manifestações após os gols marcados por Fuenzalida e Alexis Sánchez, o momento em que as arquibancadas mais fizeram volume foi depois dos 38 minutos do primeiro tempo. Orejuela fez um belo lançamento para Romario Ibarra no campo de ataque, mas o atacante dividiu com o goleiro Gabriel Arias e ficou reclamando de falta. O árbitro Patrício Lostau não marcou nada, mas a arbitragem de vídeo iniciou a checagem e pediu para o argentino observar o lance na tela.

O processo inteiro, da suposta falta de Arias à decisão de Lostau, durou seis minutos. Além da revisão de falta contrariar duplamente o protocolo da Fifa para o VAR, já que o árbitro acabou marcando a infração e dando cartão amarelo ao goleiro chileno, foram momentos de irritação na Arena Fonte Nova. Havia gritos e gestos de incompreensão, inclusive do banco de reservas do Chile, e muitas vaias dos torcedores das duas seleções. Houve uma chuva de xingamentos ao árbitro quando ele se dirigiu à tela já depois de longa paralisação.

O público pagante de hoje foi o segundo menor da Copa América, que não tem sido um sucesso de público no Brasil. O recorde negativo ainda é de Peru x Venezuela, na Arena do Grêmio, com 11.107 pagantes e total de 13.370.

Ainda há mais um jogo da primeira fase da Copa América na Arena Fonte Nova, que será domingo, às 16h, pelo Grupo B, entre Colômbia e Paraguai. Há muita concentração de colombianos pelas ruas de Salvador, mas a partida ainda tem ingressos à venda.