Topo

Tite esconde seleção titular e reclama de pontaria e criatividade

Tite orienta a seleção brasileira em jogo contra a Venezuela na Copa América - Thiago Calil/AGIF
Tite orienta a seleção brasileira em jogo contra a Venezuela na Copa América Imagem: Thiago Calil/AGIF

Bruno Grossi, Danilo Lavieri, Marcel Rizzo e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

21/06/2019 19h43

Tite manteve o mistério e não revelou qual será o time titular da seleção brasileira para o jogo de amanhã, contra o Peru, pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa América. O comandante limitou-se a dizer que a equipe precisa mudar para melhorar a criatividade e a pontaria.

No treino, antes de conceder a coletiva, ele separou os atletas em duas equipes sem deixar claro qual seria o time titular. Há uma expectativa de trocas no ataque, especialmente após as mudanças feitas por ele no meio do jogo contra a Venezuela.

"É verdade, nós precisamos chutar mais a gol. Precisamos ter finalização de média distância. Finalização que seja precisa. Em um trabalho ontem (quinta-feira), eu falei para eles: bate na casinha! É para fazer a mão do goleiro doer. Nós precisamos, sim, finalizar mais", analisou. "Nós enchemos a perna de bater finalização média distância lá no CT do São Paulo", completou.

Tite confirmou apenas que Fernandinho não terá condições de atuar por conta das dores no seu joelho direito. A princípio, o meio-campo será formado por Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho. Sua preocupação foi não colocar a falta de criatividade na conta apenas de seus meias.

"Quando você fala que só um jogador não cria está errado. Os laterais podem criar, o Firmino tem liberdade de movimentação e criação... É injusto colocar em cima de um só jogador. O Arthur pode criar, o Allan tem o primeiro passe a criação... O processo de criação precisa ser dividido entre todo mundo", completou.

Por fim, o comandante admitiu que tem sido diferente atuar em estádios brasileiros e que já prepara a sua equipe para a pressão caso o placar não seja aberto logo no início.

"Quando o resultado não vem, quando você cria as expectativas e não atende, claro que frustra. E quando não vem o resultado, é claro que é diferente por ser no Brasil. Por outro lado, se você cria expectativa e cria um bom espetáculo e traduz em gols eles nos apoiam. Temos que saber lidar com essa expectativa", finalizou.