Topo

Goleado pelo Brasil, Peru se classifica e pega Uruguai ou Chile nas quartas

Seleção peruana, mesmo goleada pelo Brasil, avançou para a fase de mata-mata - Thiago Calil/Agif
Seleção peruana, mesmo goleada pelo Brasil, avançou para a fase de mata-mata
Imagem: Thiago Calil/Agif

José Edgar de Matos e Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo (SP) e em Porto Alegre (RS)

23/06/2019 23h05

Brasil, Venezuela, Colômbia, Argentina e, agora, Peru. Mesmo goleado por 5 a 0 pela seleção brasileira, ontem (22), na Arena Corinthians, o time do centroavante Paolo Guerrero se classificou para a fase quartas de final da Copa América. A vitória dos colombianos sobre os paraguaios hoje (23), em Salvador, garantiu a equipe bicolor como uma das melhores terceiras colocadas da competição.

Por estar no grupo brasileiro, o Peru já possui destino definido. Vai a Salvador no dia 29 de junho para encarar Uruguai ou Chile, que disputam a liderança do Grupo C amanhã (24), às 20h (de Brasília), em partida no Maracanã.

A vitória da Colômbia segurou o Paraguai com apenas dois pontos e na dependência direta do resultado entre Japão x Equador, que entram em campo também amanhã, às 20h, no estádio do Mineirão.

A seleção guarani torce por um empate para se sustentar como o segundo melhor terceiro colocado e avançar para enfrentar o Brasil na quinta-feira (27), na Arena do Grêmio. Caso não haja vencedor entre Japão e Equador, os paraguaios superariam os japoneses no saldo de gols.

Equador e Japão, portanto, brigam diretamente por uma vaga no mata-mata e pela possibilidade de encarar a equipe comandada por Tite nas quartas de final. Os equatorianos ainda estão zerados, enquanto os nipônicos somam um ponto, fruto do empate com o Uruguai na segunda rodada.

A classificação, obtida com os resultados deste domingo, sustentou a programação do Peru na Copa América. A equipe de Paolo Guerrero volta a trabalhar na manhã de segunda (24), a partir das 10h, no estádio do Pacaembu.