Topo

Jorge Jesus começa a preparar time do Flamengo sem "problema de Abel"

Jorge Jesus, novo técnico do Flamengo, durante visita ao CT Ninho do Urubu - Alexandre Vidal / Flamengo
Jorge Jesus, novo técnico do Flamengo, durante visita ao CT Ninho do Urubu Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/06/2019 04h00

O técnico Jorge Jesus iniciou o trabalho à frente do time do Flamengo essa semana e ainda dá os primeiros passos no sentido de implementar o estilo de jogo ao elenco. Neste ponto, porém, o treinador português pode ter um obstáculo a mais. Por conta da Copa América, ele começa o trabalho sem poder contar com dois nomes importantes, sendo um deles um dos fatores do atrito entre a torcida e o então técnico Abel Braga.

Jesus se apresentou ao Flamengo na última quinta-feira, mas sem o peruano Trauco, o colombiano Cuéllar e o uruguaio Arrascaeta, todos à disposição das respectivas seleções para a competição continental.

Cuéllar é titular e caiu nas graças da torcida. Já Arrascaeta, contratação mais cara da história do Flamengo até aqui, vinha disputando espaço na equipe e o fato de não começar as partidas que rendeu vaias e duas críticas dos torcedores a Abel Braga.

Na derrota por 1 a 0 para o Peñarol, do Uruguai, pela Libertadores, no Maracanã, Arrascaeta não entrou e o jogo se tornou um estopim em relação a este assunto no que diz respeito a relação técnico e torcida.

No início de abril, logo depois que o Flamengo empatou com o Fluminense e garantiu vaga na final do Campeonato Carioca, Abel foi enfático ao comentar a questão de Arrascaeta.

"O que falta e não falta (para Arrascaeta ser titular) vai ficar sempre comigo. Só uma coisa que tem que ficar claro: o Flamengo é escalado de dentro para fora. Outra coisa que é bom saber: em um clube de futebol, o treinador não é só comandante de uma equipe, ele é gestor de uma equipe composta por homens, atletas de caráter", disse, na ocasião.

A apresentação de Trauco, Cuéllar e Arrascaeta ao elenco rubro-negro dependerá do desempenho de Peru, Colômbia e Uruguai na Copa América. Por outro lado, Jesus já colocou as cartas na mesa ao grupo e deixou bem claro quais os objetivos a atingir e deu a entender que a disputa por vaga estará sempre aberta.

"O mais importante aqui é o Flamengo. Não é o treinador, não é o jogador, é o Flamengo".