Topo

"Terá chance de ser melhor do mundo onde for", diz Rivaldo sobre Neymar

Rivaldo e Ronaldinho em ação em amistoso do time de lendas do Barcelona - Pedro Salado/Action Plus
Rivaldo e Ronaldinho em ação em amistoso do time de lendas do Barcelona Imagem: Pedro Salado/Action Plus

Do UOL, em São Paulo

25/06/2019 15h27

Os rumores sobre o possível retorno de Neymar ao Barcelona seguem agitando o mundo do futebol. Hoje (25), foi a vez de Rivaldo, ex-meia que fez história com a camisa do clube, analisar a suposta transferência.

Em entrevista ao site britânico "The Independent", Rivaldo aprovou o possível retorno do astro e acredita que ele poderia voltar a brigar pelo posto de melhor jogador do mundo atuando na Espanha.

"Ele é um jogador brilhante que cometeu o erro de deixar Barcelona. Penso que é uma boa oportunidade para voltar e, se ele fizer isso, tudo será diferente em sua vida. Ele terá boas possibilidades. Penso que nas questões particulares cada jogador sabe o que faz. Neymar fez algumas coisas que não foram boas. Aos 27 anos, acho que ele consegue mudar. É hora de aproveitar o momento, seja no Barcelona ou no Real. Para qualquer lugar que ele vá, ele terá a oportunidade de ser o melhor do mundo", analisou o ex-jogador.

Rivaldo também comentou a situação de Philippe Coutinho, que viveu temporada abaixo do esperado no Barcelona. De acordo com ex-jogador, o perfil mais tímido do meio-campista foi um dos fatores que pesou em seu desempenho.

"Alguns jogadores, quando vão para o Barcelona, ficam um pouco preocupados por conta da pressão e sofrem com isso. Eles não conseguem jogar no seu melhor nível que atingiram no seu clube anterior. Acho que isso aconteceu um pouco com Coutinho. Ele ficou um pouco tímido, não foi como no Liverpool. Não importa se você está jogando com alguém chamado Messi ou Suárez, você precisa mostrar o que pode entregar", salientou Rivaldo, que ainda destacou acreditar no potencial do atleta para dar a volta por cima.

"Ele precisa ser mais decisivo em campo, não esperar pelo Messi ou Suárez. Ir lá e mostrar do que é capaz. Agora, ele está disputando a Copa América e o Brasil não tem o Neymar. Ele tem que assumir a responsabilidade, assim todos falarão dele."

Comparação com Ronaldo e gol de bicicleta no Barça

Rivaldo fez história com gol de bicicleta pelo Barcelona - Phil Cole/Getty Images  - Phil Cole/Getty Images
Rivaldo fez história com gol de bicicleta pelo Barcelona
Imagem: Phil Cole/Getty Images

Na entrevista ao site britânico, Rivaldo ainda abordou outros pontos de sua vitoriosa carreira. O ex-atleta falou sobre as comparações feitas com Ronaldo Fenômeno após fechar com o Barcelona, já que o então atacante havia deixado o clube para defender a Internazionale.

"Eu cheguei do Deportivo La Coruña, que não é um dos grandes da Espanha, e precisava mostrar personalidade. Fiz coisas boas no Deportivo e levei isso para o Barcelona. Não fiquei tímido, queria fazer algo diferente. Quando cheguei, Ronaldo tinha ido para a Inter e todos queriam nos comparar, mas eu não queria isso. Não queria que os fãs me vissem como Ronaldo, como uma cópia. Eu queria ter meu próprio estilo e fazer algo diferente", afirmou.

E se o jeito era fazer algo diferente, nada melhor do que ter uma atuação de gala com direito a gol de bicicleta. Rivaldo relembrou a partida histórica contra o Valencia, em que marcou três vezes e ajudou a recolocar o Barcelona na briga por uma vaga na Champions League do ano seguinte.

"Aquilo é algo que vem no momento. A bola está no ar, você vê ela chegando perfeita para que você faça algo que consegue fazer. Você não treina para um gol desses. Ele simplesmente acontece no momento. Era uma boa posição, e se tudo desse certo...", explicou o jogador ao analisar o lance histórico, antes de definir sua bicicleta como "perfeita".