Topo

Brasil tenta contra Paraguai evitar histórico de pênaltis na Copa América

Gabriel Jesus lamenta pênalti perdido contra o Peru na última rodada da primeira fase da Copa América 2019 - Marcello Zambrana/Agif
Gabriel Jesus lamenta pênalti perdido contra o Peru na última rodada da primeira fase da Copa América 2019 Imagem: Marcello Zambrana/Agif

Danilo Lavieri, Marcel Rizzo, Marinho Saldanha e Pedro Lopes

Do UOL, em Porto Alegre

27/06/2019 04h00

Philippe Coutinho, Gabriel Jesus, Daniel Alves, Filipe Luis, Firmino, Richarlison, se estiver em campo. Esse deve ser o elenco escolhido por Tite para bater pênaltis caso seja necessário decidir a vaga para a semifinal da Copa América na marca penal. Algo que é corriqueiro para o Brasil no torneio continental.

Na história centenária da seleção brasileira, foram 13 vezes em que foi necessário decidir nos pênaltis um confronto mata-mata -- com oito vitórias e cinco derrotas. Só que oito delas foram em Copas América, com quatro vitórias e quatro derrotas, as duas últimas justamente para o Paraguai, rival desta quinta (27) na Arena do Grêmio.

"Nunca vou estar tranquilo em cobranças de pênaltis, e são injustas as penalidades. Personaliza o sucesso e o fracasso, isso não é justo. Deveria encontrar outra fórmula [de desempate], qual eu não sei, mas deveria", disse o técnico Tite.

Em 2011, na Argentina, o Brasil perdeu as quatro cobranças em La Plata (Thiago Silva, hoje titular, foi um deles). Em 2015, no Chile, o time inicial comandado por Dunga na ocasião tinha cinco jogadores que começarão a partida de hoje com Tite. Na hora dos penais, Fernandinho, que nesta quinta fica fora machucado, acertou sua cobrança, assim como Philippe Coutinho, titular esta noite, e Miranda, que ficará no banco. Erraram Everton Ribeiro e Douglas Cosa, não chamados por Tite para a Copa América no Brasil.

"Acho que temos bons jogadores para as cobranças, todos estão bem preparados", disse Philippe Coutinho, que depois do corte de Neymar, machucado, foi escolhido como o cobrador oficial da seleção. Nesta Copa América o Brasil teve dois pênaltis, um convertido por Coutinho nos 3 a 0 contra a Bolívia, na estreia, e outro desperdiçado por Gabriel Jesus quando o confronto contra o Peru já estava definido no 5 a 0.

Contra o Peru, Gabriel Jesus perdeu pênalti nos minutos finais

Gols UOL Esporte

O Brasil já comemorou título em cobrança de penais na Copa América, em 2004 contra a Argentina, com Julio César no gol defendendo cobrança. Na seleção de 2019, o Brasil terá a esperança nas mãos de Alisson, que diz se acostumar a ver vídeos dos batedores rivais para avaliar como cada um bate e, principalmente, o momento do jogo em que é feita a cobrança.

"É importante analisar o cobrador", costuma falar o camisa 1 brasileiro. O auxiliar Cleber Xavier disse que o time trabalhou pênaltis, e gostou do aproveitamento. Mas não adiantou quem foram os melhores.

Na história dos penais da Copa América, o Brasil perdeu da Argentina nas quartas de 1993, no Equador, com show do famoso pegador de pênaltis Goycochea, mas venceu o eterno rival em 1995, nas quartas de final, depois do gol de mão de Túlio. Na final, porém, foi derrotado pelo Uruguai na marca penal. Em 2004 foram duas vitórias, sobre Uruguai e Argentina, esta na final, e em 2007 novo triunfo sobre os uruguaios, na Venezuela. Em 2011 e depois em 2015 ocorreram as derrotas para o Paraguai.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X PARAGUAI

Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 27 de junho de 2019, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann e Cláudio Rios (ambos do Chile)

BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Allan, Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Everton e Roberto Firmino
Técnico: Tite

PARAGUAI: Gatito Fernández; Iván Piris, Gustavo Gómez, Junior Alonso e Santiago Arzamendia; Hernán Pérez, Richard Sánchez, Celso Ortiz e Matías Rojas; Óscar Romero e Miguel Almirón
Técnico: Eduardo Berizzo