Topo

Grêmio

Grêmio negocia construção de novo CT para times da base ao lado da Arena

CT do time profissional (foto) deve ter Escola de Futebol do Grêmio como vizinha - Lucas Uebel/Grêmio Divulgação
CT do time profissional (foto) deve ter Escola de Futebol do Grêmio como vizinha Imagem: Lucas Uebel/Grêmio Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/06/2019 04h00

O Grêmio tem negociação em andamento para erguer um novo centro de treinamentos contíguo à Arena, às margens da BR-290. As tratativas com uma construtora envolvem troca de áreas e construção de vestiários, gramados e outras estruturas básicas para a chamada "Escola de Futebol", atualmente instalada no bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre.

A "Escola de Futebol" do Grêmio acolhe crianças entre cinco e 15 anos.

Segundo apurou o UOL Esporte, a ideia é anunciar acordo e iniciar as obras ainda em 2019.

O negócio encaminhado visa trocar 7,5 hectares que estão com o Grêmio atualmente por área de igual tamanho ao lado do CT Presidente Luiz Carvalho, onde treina o elenco principal.

Desde o ano passado, a prefeitura articula acordo com o Grêmio. A administração municipal tem interesse pelo projeto residencial que será erguido na região e impacto no local.

O Grêmio avançou o diálogo com a construtora, prefeitura e demais envolvidos na troca das áreas pouco antes da parada do Campeonato Brasileiro. Em meio ao recesso, as partes voltaram a se encontrar e conversar sobre o projeto do CT para os jovens do clube.

A ideia é que o CT tenha sete gramados, arquibancada, iluminação para jogos à noite e vestiários. No início da negociação, o Grêmio chegou a tentar incluir as instalações do CTF (Centro de Formação e Treinamento) Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, no pacote. Não houve acordo. Assim, somente a "Escola de Futebol" entrará no arcabouço no acordo.

De 2015 para cá, desde o início da negociação, o Grêmio passou a investir maciçamente nas categorias de base. O mais recente ato desta política foi encaminhar parte da venda de Mateus Tetê ao Shakhtar Donetsk para obras em Eldorado do Sul.

Grêmio