Topo

Guardiola elogia Neymar, mas questiona ida ao Barça: "Será igual antes?"

Neymar fica fora de seleção da história do PSG feita por internautas e jornalistas do "L?Equipe" - Aurelien Meunier/PSG/Getty Images
Neymar fica fora de seleção da história do PSG feita por internautas e jornalistas do "L?Equipe" Imagem: Aurelien Meunier/PSG/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/06/2019 14h42

Neste fim de semana, Pep Guardiola não ficou "em cima do muro" e deu sua opinião sobre um possível retorno de Neymar ao Barcelona. Em entrevista realizada com o jornal catalão "Ara", o treinador do Manchester City destacou que não tem certeza se o jogador brasileiro reproduziria o mesmo que fez há alguns anos, mesmo com o grande talento que o craque do Paris Saint-Germain mostrou desde que saiu da equipe catalã.

"Não sei. Neymar é um jogador extraordinário, mas não sei mesmo. Não tenho essa certeza. É como se eu voltasse. Seria o mesmo de quando comandei o Barcelona? Não sei. Eu não sou o mesmo e não sei se Neymar seria o mesmo. Agora, que é um jogador muito bom, ninguém duvida disso, tenho certeza", afirmou o atual comandante do Manchester City.

Além de falar sobre um possível retorno do atacante, Guardiola também falou sobre o tridente formado por Neymar, Messi e Suárez, que marcou história com a camisa do clube catalão. Para o técnico espanhol, o camisa 10 da Seleção Brasileira é o atleta que tem o talento individual que mais se aproxima do craque argentino, sendo a criatividade o ponto que destoa os dois dos demais atletas.

"O Barça do Luis Enrique (2014/15), assim como o Liverpool deste ano, foram os adversários mais fortes e difíceis que enfrentei até então. Os três no ataque do Barça eram realmente insuperáveis. Para mim, o talento individual que mais se aproxima do Messi é o de Neymar, principalmente no fator criatividade. Além disso, os três ainda tinham o trabalho intenso, a dedicação e a obsessão do Luis Enrique. Era incrível mesmo", concluiu o treinador.

A temporada de Neymar foi marcada por altos e baixos. Com um grande desempenho nos meses de setembro e outubro, o brasileiro teve bons números no fim do ano passado e fez parte do elenco que conquistou o bicampeonato do Campeonato Francês. No entanto, alguns problemas externos - como na final da Copa da França e com o presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaifi -, além da lesão que o tirou da Copa América deixaram o ano de 2019 bastante conturbado para o craque da Seleção Brasileira.

Durante a entrevista, Guardiola também destacou que não culpa Messi pela eliminação surpreendente do Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões, quando o clube catalão perdeu por 4 a 0 no jogo de volta diante do Liverpool. "No futebol europeu, os laterais sobem muito e por isso o melhor para Messi é jogar como falso 9, como fiz na época que o treinei. Mas, no Camp Nou, contra o Liverpool, correu como um animal. Se o Barça não ganha a Champions... Não me parece que seja por culpa do Messi".