Topo

Cruzeiro

Chapa alinhada ao presidente vence eleição para Conselho Fiscal do Cruzeiro

Novo Conselho Fiscal do Cruzeiro será responsável por apurar as contas da atual gestão - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Novo Conselho Fiscal do Cruzeiro será responsável por apurar as contas da atual gestão Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

01/07/2019 22h31

A maioria dos conselheiros do Cruzeiro votou a favor da Chapa 'Força Azul' para formar o novo Conselho Fiscal do clube. Considerada a chapa da situação, alinhada com o presidente Wagner Pires de Sá, ela venceu a Chapa 'Transparência', composta por opositores da atual gestão, por 191 votos contra 150.

A votação ocorreu na noite de hoje, no Parque Esportivo do Cruzeiro, no Barro Preto. Responsável por fiscalizar e revisar a situação financeira do clube, o Conselho Fiscal estava vazio desde o mês de maio. Recentemente, dois integrantes deixaram o cargo alegando falta de transparência da atual diretoria, que ainda não entregou alguns documentos solicitados. Outros três renunciaram após membros da atual gestão serem acusados de práticas irregulares.

O novo Conselho Fiscal será formado por seis conselheiros natos. Os efetivos serão Nagib Geraldo Simões, Paulo César Pedrosa e Wander Gonçalves dos Santos. João Luiz Silva, Afrânio Greco e Tarcísio Dionísio Vítor serão os suplentes.

Na semana que vem, uma assembleia foi convocada pelo presidente Wagner Pires de Sá para dar esclarecimentos sobre as denúncias que ele e outros membros da diretoria são acusados. A reunião com os conselheiros acontecerá no dia 8, apenas três dias antes de o Cruzeiro voltar aos campos e enfrentar o Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Manifestação de organizada termina em confusão

A principal torcida organizada do Cruzeiro marcou presença do lado de fora do clube social e realizou um protesto que terminou em confusão. Os principais alvos dos torcedores foram membros da atual gestão, como o vice-presidente de futebol, Itair Machado, além de dos conselheiros, chamados de omissos.

Os torcedores levaram faixas que cobravam mais transparência do clube e responsabilidade financeira. "Olha que fiasco, Conselho omisso se vendendo por churrasco!" e "não é mole não, estamos cansados desse bando de ladrão!" foram alguns dos cantos entoados pelos integrantes. Em um determinado momento, os torcedores se desentenderam e iniciaram um princípio de confusão. Após a chegada da Polícia Militar, o protesto foi encerrado.

Cruzeiro