Topo

Internacional

Novo lateral do Inter enfrentou o PSG e jogou só três vezes em 2019

Ricardo Duarte/SC Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Do UOL, em Porto Alegre

03/07/2019 04h00

Natanael, novo lateral esquerdo do Internacional, retorna ao Brasil depois de quatro temporadas na Europa e com histórias para contar. Depois de se destacar no Athletico, ele assinou com o Ludogorets e fez parte de uma colônia brasileira com nada menos que dez jogadores nascidos em solo verde e amarelo.

Durante a passagem pela Bulgária, o jogador chegou a enfrentar Arsenal e PSG na Liga dos Campeões, mas em 2019 jogou só três vezes.

Aos 28 anos, Natanael assinou com o Inter até 2022. O lateral passa a ser concorrente de Uendel a vaga deixada por Iago, negociado com o Augsburg, da Alemanha.

Ludogorets e Natanael não se acertaram sobre renovação e o jogador passou a atuar somente pelo time B. A última partida na equipe principal do clube foi em 13 de dezembro. Antes do atrito pela renovação, o lateral esquerdo era titular e fez parte da campanha de quatro dos oito títulos obtidos pelo clube de Razgrad.

A jornada de Natanael em solo búlgaro foi facilitada pela presença de outros brasileiros. Em determinado momento, o Ludogorets reuniu dez jogadores brasileiros: Renan, (ex-goleiro do Avaí), Cicinho, (ex-Santos), Lucas Sasha (ex-Corinthians), Marcelinho (ex-Bragantino), Gustavo Campanharo (ex-Juventude e Bragantino), Wanderson (ex-Portuguesa), João Paulo (ex-ABC), Juninho Quixadá (ex-Bragantino) e Jonathan Cafu (ex-São Paulo).

A colônia brasileira foi iniciada por Quixadá e Marcelinho. Os demais auxiliavam nos treinos e no dia a dia, fora do clube. O auge do Ludogorets em termos continentais foi em 2016, quando o clube chegou à fase de grupos da Liga dos Campeões e caiu em chave com Arsenal, PSG e Basel-SUI. O time francês venceu na Bulgária, mas ficou no empate em plena Paris.

Natanael foi titular nas duas partidas, 3 a 1 para o PSG em Razgrad e 2 a 2 na França. A equipe parisiense já contava com Thiago Silva, Marquinhos e Cavani, mas nem sonhava em ter Neymar no clube.

Internacional