Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Presidente da Uefa quer 'proteger' times de destaque da Liga dos Campeões

Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, ainda revelou plano de disputa entre vencedores de Copa América e Eurocopa - Andreas Solaro/AFP
Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, ainda revelou plano de disputa entre vencedores de Copa América e Eurocopa Imagem: Andreas Solaro/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/07/2019 11h54

Em entrevista publicada hoje pelo jornal inglês The Times, o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, propôs a possibilidade de "proteger" equipes com bons desempenhos na Liga dos Campeões da Europa com vagas nas temporadas seguintes. Desta forma, evita casos como o do Ajax - o time holandês foi semifinalista na temporada 2018/2019, mas entra na terceira fase de pré-classificação à fase de grupos na temporada 2019/2020.

"Gostaríamos de proteger equipes como Ajax neste ano, ou Monaco (vice em 2003/2004) e Leicester (quadrifinalista em 2016/2017) antes disso. O Ajax jogou as semifinais neste ano e agora tem que vender jogadores porque não sabe se vai se classificar para a (fase de grupos da) Liga dos Campeões", disse Ceferin. "Uma ideia que está sobre a mesa é a de que estes clubes que chegam a uma certa fase da competição garantam sua participação na temporada seguinte. É uma ideia que vamos debater com as ligas e com os clubes", completou.

Da sede da Uefa, em Nyon (Suíça), Ceferin revelou ter conversas avançadas com a Conmebol para disputar uma competição entre os vencedores da Copa América de 2020 e da Eurocopa de 2020. Segundo ele, uma disputa para apontar o "campeão dos campeões", sem necessariamente o aval da Fifa.

"Por que precisaríamos de permissão da Fifa para organizar uma competição? É uma decisão de duas confederações. Nós não somos membros da Fifa, somos independentes. Somos sócios deles, mas não somos seus subordinados", alegou Ceferin, que descarta a possibilidade de concorrer à presidência da Fifa.

Tentar a reeleição na Uefa, porém, é uma possibilidade. "Temos limites de mandatos, mas nunca se sabe. Se me tivessem me dito, cinco anos atrás, que eu seria presidente da Uefa, eu teria dado risada. Tenho mandato até 2023 e terei que tomar uma decisão. Estou me divertindo. Isto é uma organização de futebol, não uma organização política", acrescentou.

À frente da Uefa, Aleksander Ceferin ainda prometeu que a Superliga Europeia, competição almejada por grandes clubes do continente para substituir a Liga dos Campeões, "nunca acontecerá" enquanto ele for presidente da entidade.