Topo

Grêmio

Arena do Grêmio busca mais lâmpadas para tratar gramado após Copa América

Maior parte do gramado da Arena do Grêmio fica sem incidência solar durante o inverno - Divulgação
Maior parte do gramado da Arena do Grêmio fica sem incidência solar durante o inverno Imagem: Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/07/2019 04h00

A Arena do Grêmio já tem uma estratégia de curto prazo para melhorar o gramado do estádio, duramente criticado durante a Copa América e dor de cabeça crônica do clube gaúcho. O plano da administradora é agregar novos equipamentos de iluminação na manutenção da grama.

O UOL Esporte apurou que deverão ser colocados em ação até seis novos equipamentos. Dois deles poderão vir da Arena Fonte Nova, em Salvador.

O estádio na capital baiana foi construído pela mesma empreiteira que ergueu a Arena do Grêmio. Os equipamentos são compostos por dois jogos de roda e barras cravejadas de lâmpadas que simulam a incidência solar. O impacto da luz é vital para o florescer da grama.

Atualmente, a Arena do Grêmio conta com três destes equipamentos. Um quarto carro, de menor porte, também compõe o trabalho diário de manutenção. Com o número se mostrando insuficiente, os equipamentos da Fonte Nova poderão ser realocados para Porto Alegre. As duas peças estão sem uso no estádio baiano.

A foto que ilustra esta reportagem explica o motivo da busca por novas lâmpadas.

Com o inverno, a incidência solar no gramado fica menor. A imagem registra o gramado perto das 11h e revela que todo o lado norte do estádio não é iluminado naturalmente.

Inaugurado em dezembro de 2012, o estádio possui arquitetura que já impacta na incidência solar. O teto avançado cria menor abertura para entrada da luz natural e a carência é constante, mas menor na primavera e verão.

Depois das reclamações de Luis Suárez, Messi e Tite a Arena Porto-Alegrense se debruçou em ideias para melhorar o gramado. O conceito é que com o avanço das temperaturas baixas a grama de inverno terá melhor reação e vai gerar condição mais próxima do ideal. Ainda assim, é preciso adição de luz para ajudar na manutenção.

O Grêmio volta a jogar no estádio contra o Bahia, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira da próxima semana.

Grêmio