Topo

Palmeiras

Com Gabriel Furtado, Palmeiras amplia saídas de time sub-20 "multicampeão"

Gabriel Furtado em treino do profissional do Palmeiras no ano passado - Divulgação/SE Palmeiras
Gabriel Furtado em treino do profissional do Palmeiras no ano passado Imagem: Divulgação/SE Palmeiras

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

06/07/2019 04h00

O empréstimo do volante Gabriel Furtado para o Getafe, da Espanha, foi o último de uma série de negócios envolvendo atletas da geração multicampeã pelo sub-20 do Palmeiras nos dois últimos anos. Com o objetivo de abrir espaço na base para atletas nascidos a partir de 2000 e lucrar com possíveis vendas, o alviverde tem emprestado ou vendido jovens que já estouraram ou estão prestes a estourar a idade, sem pensar em integrá-los ao elenco profissional em um futuro próximo.

Do atual elenco sub-20 do Palmeiras, a grande maioria já tem idade para permanecer na categoria no ano que vem: 34 dos 41 são nascidos em 2000 ou mais jovens. Dos sete nascidos em 1999, que vão estourar a idade na próxima temporada, dois têm contrato se encerrando no fim deste mês (o goleiro Matheus Teixeira e o meia Daiju Sasaki), dois no fim do ano (os atacantes Cesinha, que está emprestado pelo Cruzeiro, e Cleiton Grefe) e um em janeiro de 2020 (o atacante Airton).

Os únicos dois que possuem contratos mais longos são o meia Patrick de Paula (até 2022) e o atacante Gabriel Barbosa (até 2021). A tendência é que também sejam negociados, a exemplo do que aconteceu com Gabriel Furtado, o volante Matheus Neris (emprestado ao Londrina) e os atacantes Léo Passos (também no Londrina) e Wesley (cedido ao Vitória).

Da geração anterior, nascida em 1998, vários nomes importantes também foram emprestados. São os casos do goleiro Anderson, que está no Santa Cruz, do lateral direito Matheus Rocha, no Vitória, e do atacante Yan, no Sport. Outro destaque do sub-20 do ano passado, o atacante Papagaio (este nascido em 1999) está emprestado ao Atlético-MG desde janeiro. Já o lateral direito Meloni, que é de 2000, mas vinha sendo titular do sub-20, não renovou contrato e deixou o clube nesta semana.

Nos dois últimos anos, o sub-20 do Palmeiras acumulou títulos inéditos e importantes. Entre as principais conquistas recentes da categoria, estão o Campeonato Paulista, a Copa RS e o Campeonato Brasileiro em 2018 e a Copa do Brasil em 2019.

A política do Palmeiras na base é principalmente fazer dinheiro com os garotos mais promissores, o que já aconteceu com o atacante Fernando, no ano passado, vendido ao Shakhtar Donetsk por R$ 24 milhões, e com o lateral esquerdo Luan Cândido, neste ano, que foi para o RB Leipzig por valores que podem chegar até a R$ 44 milhões. O clube inclusive contrata jovens de futuro para as categorias de base de olho em possíveis vendas futuras.

O aproveitamento dos pratas da casa no time profissional não tem sido uma prioridade. Hoje, o único jogador recentemente promovido da base no elenco principal é o atacante Iván Angulo, que foi comprado do Envigado, da Colômbia. No ano passado, nomes como Fernando, Vitinho e Papagaio tiveram participação bem pequena na equipe de cima. A visão do Palmeiras é que é muito difícil que os garotos tenham espaço em um elenco numeroso e qualificado como o que o clube possui hoje, e que o melhor para eles é que sejam emprestados para jogar em outros times e pegar experiência.

Palmeiras