Topo

Rapinoe critica Fifa por três finais no mesmo dia: "Faltou respeito"

Rapinoe comemora gol marcado para os Estados Unidos - REUTERS/Bernadett Szabo
Rapinoe comemora gol marcado para os Estados Unidos Imagem: REUTERS/Bernadett Szabo

Do UOL, em São Paulo

06/07/2019 15h16

Em coletiva de imprensa marcada na véspera do confronto entre Estados Unidos e Holanda, que decidirá a seleção campeã da Copa do Mundo feminina de 2019, a atacante Megan Rapinoe demonstrou descontentamento com o calendário da Fifa e, utilizando de sua característica sinceridade, classificou como ''ideia terrível'' o agendamento de três finais internacionais para o mesmo dia - amanhã (7) também acontecerão as decisões da Copa América (Brasil x Peru) e Copa Ouro (México x Estados Unidos).

''Não sei como permitiram isso, ouvi que simplesmente não pensaram, o que é inacreditável. É por isso, acho, que não recebemos o mesmo nível de respeito em geral'', disse a jogadora do Seattle Reign. ''Não sentimos o mesmo respeito que os homens por parte da Fifa'', continuou a atleta, que completou: ''É uma Copa do Mundo!''.

Enfadada, Rapinoe reconheceu este Mundial como histórico, mas ressaltou a necessidade de investimento na modalidade: ''É um tremendo negócio para se investir e apostar no futuro. O futebol feminino provou ano após ano, Copa após Copa, que merece investimento. A qualidade está ali. Mas precisamos do negócio em si também. Não sei por que existe uma resistência em se investir em mulheres'', analisou.

Pensando nas próximas gerações, a atacante apontou que as jogadoras de futebol merecem atenção, e apelou a Fifa, federações e patrocinadores: ''Destinem mais dinheiro ao futebol feminino, pensando no futuro'', para que o sucesso atingido na atual temporada não seja passageiro.

Afastada do gramado na semifinal contra a Inglaterra, por conta de uma lesão muscular leve na coxa, Rapinoe disse estar pronta para atuar na final contra a seleção neerlandesa, que acontecerá amanhã, às 12h00 (de Brasília), em Lyon. Uma das capitãs estadunidenses, a californiana soma cinco gols na competição.