Topo

Quem sai para Gil jogar? Manoel vence Henrique em quase tudo no Corinthians

Gil assinou contrato de seis meses com Corinthians e com "gatilho" para o fim 2022 - Reprodução/Twitter
Gil assinou contrato de seis meses com Corinthians e com "gatilho" para o fim 2022 Imagem: Reprodução/Twitter

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/07/2019 04h00

O zagueiro Gil assinou contrato com o Corinthians de seis meses e com "gatilho" de renovação até o fim de 2022. O reforço mais caro do Timão em 2019 chega para ser titular e, como o técnico Fábio Carille nunca escala o time com três zagueiros, Manoel ou Henrique iniciam agora uma briga para atuar ao lado do novo "xerifão" da zaga.

O UOL Esporte buscou números da atual dupla de zaga em 2019, relacionados aos principais fundamentos de um zagueiro - desarmes, faltas cometidas, cartões, passes e até gols - para ver quem está melhor. Segundo estatísticas do Footstats, Manoel vence Henrique em quase tudo. Ele só perde e, por pouco, em passes certos.

Em jogos oficiais, somando Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Paulista, Manoel defendeu o Corinthians em 26 jogos, enquanto Henrique atuou quatro partidas a mais, ou seja, 30.

No total, Manoel marcou dois gols, foi responsável por 30 desarmes e soma 13 faltas cometidas e um cartão amarelo. Henrique, por sua vez, marcou o mesmo número de gols (dois), mas desarmou menos (21 vezes) e soma mais faltas cometidas (23) e mais cartões amarelos (cinco).

Resumindo, Manoel toma menos cartões, desarma mais, faz menos faltas e ainda tem o mesmo número de gols de Henrique, com menos jogos.

Henrique vence em relação aos passes certos, fundamento que os treinadores cobram bastante dos zagueiros no chamado futebol moderno. Somando todas as competições, segundo o Footstats, Manoel foi responsável por 843 passes, sendo 29 passes errados, 18 deles somente no Campeonato Paulista.

Com quatro jogos a mais, Henrique foi responsável por 1,128 passes, sendo 19 errados. O camisa 3 também errou mais no Paulistão, com nove erros somente no Estadual.

Gil chega com prestígio muito alto e titularidade quase garantida, ainda que Fábio Carille se mostre satisfeito com a defesa atual. Além dos números, outro ponto positivo para Manoel é que Gil joga pelo lado esquerdo da zaga, onde Henrique é o atual titular.

O elenco alvinegro ainda conta com Bruno Méndez e João Victor para o setor. Marllon está próximo de ser anunciado pelo Bahia como novo reforço até o fim desta temporada. Pouco utilizado, ele será emprestado.