Topo

Grêmio recebe Bahia com perguntas a serem respondidas em campo

Time de Renato Gaúcho precisa mostrar evolução após recesso da Copa América - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Time de Renato Gaúcho precisa mostrar evolução após recesso da Copa América Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/07/2019 04h00

O Grêmio retoma a temporada hoje (10), diante do Bahia, em jogo pelas quartas de final da Copa do Brasil. A partida que abre o duelo também serve para que Renato Gaúcho e o time mostrem a perspectiva do clube para o restante do ano. O UOL Esporte mostra cinco perguntas que o desempenho na Arena do Grêmio pode responder.

A partida em Porto Alegre acontece às 19h15min (horário de Brasília). O jogo da volta, em Salvador, acontece na quarta-feira da semana que vem (17).

Ataque pronto para deslanchar?

No início de 2019, o Grêmio chegou a disputar com o Santos o título de melhor ataque do Brasil. Antes da Copa América, o setor vivia oscilação enorme e o rendimento parou em fase preocupante. Mesmo com nomes de peso como André, Felipe Vizeu e Diego Tardelli o time dependia muito de Everton.

Durante o recesso, o elenco trabalhou a pontaria e procurou variações para ter mais profundidade. Em vários treinos, o time voltou a cometer erros e foi cobrado para deixar de 'afunilar' o jogo pelo centro. O jogo diante do Bahia também vale como teste para isso.

Luan está de volta mesmo?

O camisa 7 jogou menos da metade das partidas do Grêmio no ano, ficou fora dos últimos compromissos antes da Copa América por lesão muscular e durante o recesso trocou de empresário e fez bons treinos. Internamente, o clube gaúcho tem feito esforço para apostar na volta por cima do jogador no segundo semestre.

Ao longo das semanas sem partidas, Luan foi testado como meia centralizado e também como atacante avançado, função que popularmente é chamada de 'falso nove'. Essa variação é uma esperança para confirmar a volta do camisa 7.

Diego Tardelli vai se encaixar?

Reforço mais badalado (e caro) do Grêmio no ano, Tardelli ainda não encaixou no time. Já foi utilizado aberto pelos dois lados, centralizado como armador e também terminou partidas no papel de centroavante. A visão é que o camisa 9 está pronto fisicamente para atuar, mas ainda existe dúvida sobre onde ele pode colaborar mais. E principalmente: como adaptar o restante das peças próximas do ex-jogador do Atlético-MG.

Maicon e Matheus Henrique 'aguentam'?

Maicon e Matheus Henrique formam a dupla de volantes titular do Grêmio, mas paira uma dúvida sobre a capacidade de ambos para desempenhar todas as funções que a posição exige. Mais do que isso, a semelhança entre os dois deixa outros atributos de lado e cobra seu preço. Ao mesmo tempo, o time ganha em posse de bola e controle do jogo. O ponto de interrogação é pelo lado físico, seja em resistência como na altura para fase defensiva.

Everton fica até quando?

A resposta literal só deve vir depois do apito final, pela voz do próprio Everton e da diretoria. A resposta no sentido figurado chega com a bola rolando, ainda. Artilheiro do Grêmio em 2018 e goleador na atual temporada, o atacante ainda é a bola de salvação do time. O fator decisivo. A pergunta literal diz respeito às ofertas e iminente transferência, mas a indagação maior é o impacto do desempenho da equipe com o jogador.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X BAHIA

Data e hora: 10/07/2019 (quarta-feira), às 19h15min (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: SporTV e PPV
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Correa (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Luan (Jean Pyerre) e Everton; Diego Tardelli (André)
Técnico: Renato Gaúcho

BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Elton e Gregore; Elber, Ramires e Arthur; Gilberto
Técnico: Roger Machado