Topo

Rafinha estreia pelo Fla "em casa" e diante do antigo rival Athletico

Lateral direito Rafinha fará sua estreia pelo Flamengo na partida de hoje, contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil - Alexandre Vidal / Site oficial do Flamengo
Lateral direito Rafinha fará sua estreia pelo Flamengo na partida de hoje, contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil Imagem: Alexandre Vidal / Site oficial do Flamengo

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/07/2019 04h00

A estreia de Rafinha pelo Flamengo não poderia ter contornos mais especiais. Além de se tratar de uma partida decisiva, válida pelas quartas de final da Copa do Brasil, o lateral direito estará praticamente "em casa" hoje (10), às 21h30, na cidade onde viveu durante três anos defendendo o Coritiba, enfrentando ninguém menos do que o seu antigo rival da época, o Athletico-PR, na Arena da Baixada (PR).

Apesar de toda a rivalidade que cultivou desde os tempos de sub-20, Rafinha - que é natural de Londrina (PR) - só atuou contra o Furacão três vezes nos profissionais. Foram duas vitórias e uma derrota. Nos duelos mais marcantes, chegou a fazer um gol no primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense de 2005. Mas, na volta, na Arena da Baixada, perdeu nos pênaltis e foi vice.

Embora tenha sido bicampeão estadual sendo reserva - quando ainda estava no período de transição entre base e profissional - presenciou o rival atravessando um grande momento, quando foi segundo colocado do Campeonato Brasileiro de 2004.

No ano seguinte, foi vendido ao Schalke 04, da Alemanha, por cerca de 5 milhões de euros. Desde então, nunca mais atuou na capital paranaense, já que ficou por 14 temporadas na Europa até acertar com o Flamengo.

Pará fora da relação

Pará, durante partida entre Flamengo e LDU - REUTERS/Daniel Tapia - REUTERS/Daniel Tapia
Imagem: REUTERS/Daniel Tapia

Rafinha está em sua terceira semana de treinamentos no Rubro-Negro e deverá ser titular na partida de hoje. Sua inscrição na lista de relacionados acabou deixando Pará de fora da viagem - o atleta, inclusive, poderá ser envolvido em uma negociação. O outro lateral direito incluso no jogo foi Rodinei.

Estreia também de Jorge Jesus

Jorge Jesus Flamengo Alexandre Vidal Site -  -

Justamente no dia em que completa um mês no Flamengo, Jorge Jesus também fará sua estreia em jogos oficiais pelo clube. Anteriormente o treinador português esteve à beira do campo no amistoso contra o Madureira, vencido por 3 a 1, no último dia 29.

"No dia a dia, desde a chegada do Jesus, estamos conseguindo fazer o que ele pede. Ele sempre diz que somos um grupo que assimila fácil. Quando não conseguimos, ele diz que é normal. Ele está muito feliz com o desempenho de todos", destacou o atacante Bruno Henrique.

ATHLETICO-PR X FLAMENGO
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Hora: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Leirson Peng Martins (RS)

Athletico-PR
Santos; Jonathan, Léo Pereira, Lucas Halter (Robson Bambu) e Márcio Azevedo; Wellington, Bruno Guimarães e Nikão; Marcelo Cirino (Bruno Nazário), Rony e Marco Ruben
Técnico: Tiago Nunes

Flamengo
Diego Alves, Rafinha, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Diego, Vitinho e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus