Topo

Gil vira esperança para corrigir problema crônico no Corinthians

Zagueiro Gil realizou primeiro treino e, inclusive, como titular, ontem, no CT Joaquim Grava - Reprodução/Twitter
Zagueiro Gil realizou primeiro treino e, inclusive, como titular, ontem, no CT Joaquim Grava Imagem: Reprodução/Twitter

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/07/2019 04h00

O zagueiro Gil retorna ao Corinthians com a missão de resolver um problema considerado crônico no time do técnico Fábio Carille: a saída de bola. Segundo apurou o UOL Esporte, a qualidade técnica do defensor neste quesito já foi destacada pelos profissionais do clube logo em seu primeiro treino na equipe titular, ontem, no CT Joaquim Grava.

Os profissionais acreditam que o novo reforço ajudará a suprir a carência de um primeiro volante com mais qualidade na armação de jogadas. Ralf é exímio marcador, mas não tem a mesma eficiência para entregar a bola.

Na avaliação de Carille e cia., a dificuldade na saída de bola tem refletido diretamente na baixa produtividade ofensiva ao longo da temporada. O Corinthians, por exemplo, foi a equipe que menos finalizou no Campeonato Brasileiro. De acordo com o Footstats, apenas 63 tentativas na competição, média de 7,9 por partida.

Ao longo do ano, contabilizando amistosos, o time marcou apenas 45 gols em 42 partidas disputadas, número pouco superior a um gol por jogo.

Além do treinador corintiano, o goleiro Cássio acredita que a má fase da equipe não pode ser atribuída apenas aos atacantes e espera por evolução da equipe ao longo do semestre.

"É difícil falar porque quando falamos bem do sistema defensivo é porque o ofensivo está ajudando. Temos total confiança no pessoal da frente, também. O Corinthians não é um time que faz muitos gols. Nos oito anos que estou aqui foram muitas vitórias por 1 a 0. Precisamos melhorar, claro, mas isso é um conjunto", explicou o camisa 12.

Novo reforço chega com status de "capitão"

Gil também chega para ser um dos líderes do elenco ao lado de Cássio e de Fagner. Aliás, o goleiro corintiano destacou a importância dentro de fora de campo do defensor.

"É um cara do bem, que vai agregar muito para a equipe. Na parte de fora tem a questão da liderança, os mais jovens o tem como referência. É bom profissional dentro e fora de campo. Ele também vai agregar, vai elevar o patamar da parte defensiva e ofensiva porque também faz os seus gols e nos ajuda. É um grande jogador, vai agregar muito a nossa equipe", disse Cássio.

Gil é considerado o reforço mais importante do Corinthians nesta temporada. Ele já treinou ontem como titular e ganhou a vaga de Henrique na atividade, formando dupla de zaga com Manoel.

O atleta está regularizado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pode estrear contra o CSA no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em Itaquera, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. A apresentação oficial deverá ocorrer amanhã.