Topo

Brasileirão - 2019


Santos reinicia caça ao líder contra Bahia 100% em casa com Roger em alta

Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

13/07/2019 04h00

O Santos reinicia na noite de hoje, às 19h (de Brasília), a luta pelo título brasileiro de 2019. Vice-líder da tabela, atrás apenas do Palmeiras, a equipe de Jorge Sampaoli vai a Pituaçu enfrentar o Bahia, equipe que ainda não sabe o que é desperdiçar pontos como mandante na competição.

Com 20 pontos, o Santos está a cinco do Palmeiras, que tem compromisso, teoricamente, complicado na noite de hoje: o rival São Paulo no Morumbi. Mas se o confronto alviverde não promete ser fácil, o mesmo acontece com a missão dos comandados de Jorge Sampaoli.

O Bahia de Roger Machado encerrou o primeiro semestre em alta, com o título baiano, a oitava colocação no Campeonato Brasileiro e a vaga nas quartas de final na Copa do Brasil - na última quarta, o time baiano conquistou um resultado importante no Sul: 1 a 1 contra o Grêmio.

No Brasileirão, o time tricolor venceu suas quatro partidas em casa: 3 a 2 contra o Corinthians, 1 a 0 sobre o Avaí, 3 a 2 diante do Fluminense e 1 a 0 contra o Grêmio. E um dos destaques do time que vem acumulando boas atuações sob o comando de Roger Machado é o atacante Artur, que, assim como o técnico, já passou pelo Palmeiras - ele está emprestado até o fim do ano.

"Estamos preparados. Tivemos um período de treinos muito bom e o professor complementou sua estratégia. Agora vamos viajar para Salvador e, se Deus quiser, faremos um grande jogo para voltarmos com um bom resultado e seguirmos brigando pelo título", disse Lucas Veríssimo.

Bahia: 'Filial' do Palmeiras?

Curiosamente, o Bahia resolveu apostar em outros dois jogadores do Palmeiras que estavam sem espaço com Luiz Felipe Scolari. O zagueiro Juninho e o meia Alejandro Guerra - que já estrearam contra o Grêmio, na Copa do Brasil - chegaram ao Fazendão para reforçar o elenco.

Além de Juninho e Guerra, o Bahia ainda trouxe os zagueiros Marllon (emprestado pelo Corinthians) e Weverton (ex-Athletico) e o lateral esquerdo Giovanni (ex-Ponte Preta), além do volante Ronaldo, do Flamengo, e do atacante Lucca, mais um do Corinthians, que estão prestes a ser oficializados.

"Os jogadores que estão vindo vêm para agregar qualidade, elevar o nível de competitividade. Isso nos dá a certeza de que podemos evoluir como equipe. E não tem ninguém acomodado no grupo, porque a competitividade é grande", afirmou o técnico Roger Machado.

Santos tem reforço solitário

Se por um lado o Bahia trouxe uma série de jogadores durante a Copa América, o Santos contratou apenas o meia Evandro, ex-Palmeiras. Fora isso, acabou perdendo um dos titulares de Jorge Sampaoli no Campeonato Brasileiro: o volante Jean Lucas, que foi para o Lyon.

A falta de reforços, aliás, foi um dos temas do e-mail enviado por Jorge Sampaoli com cobranças ao presidente José Carlos Peres - que acabou vazado na imprensa. A polêmica, inclusive, fez o mandatário e o treinador concederem entrevistas ao longo da semana para minimizar a situação.

FICHA TÉCNICA

BAHIA X SANTOS

Data: 13/07/2019 (sábado)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Jose Eduardo Calza e Michael Stanislau (ambos do RS)

BAHIA
Douglas; Ezequiel, Marlon, Juninho e Moisés; Gregore, Elton e Ramires; Élber (Arthur Caíke), Artur e Gilberto (Fernandão)
Técnico: Roger Machado.

SANTOS
Everson (Vanderlei); Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Veríssimo e Jorge; Alison (Gustavo Henrique), Diego Pituca e Sánchez; Marinho, Sasha e Uribe
Técnico: Jorge Sampaoli