Topo

Neymar se blinda em próprio evento em meio a polêmica com PSG e processos

Neymar participou de seu evento de Futebol de 5 no litoral paulista - Rahel Patrasso/Reuters
Neymar participou de seu evento de Futebol de 5 no litoral paulista Imagem: Rahel Patrasso/Reuters

Luiza Oliveira e Maria Victoria Poli

Do UOL, em Praia Grande (SP)

14/07/2019 04h00

Ainda no Brasil, longe da pré-temporada com o PSG e se recuperando da lesão no ligamento do tornozelo que o tirou da Copa América, Neymar compareceu ontem (13) na final do Neymar Jr's Five, torneio que o instituto que leva seu nome realizou na Praia Grande, litoral de São Paulo. Mas a quarta edição do evento foi um pouco diferente das anteriores. O jogador se blindou em meio às polêmicas recentes em que esteve envolvido.

Neymar preferiu se resguardar e não dar entrevistas para a imprensa como costuma fazer desde a estreia do campeonato, em 2016. A decisão partiu do estafe do craque porque ele não queria falar sobre assuntos não relacionados ao evento.

A ideia é blindá-lo de qualquer questionamento relacionado aos episódios recentes envolvendo Neymar como a acusação de estupro movida pela modelo Najila Trindade, a sua possível saída do PSG e à reaproximação com o Barcelona.

Desde a estreia do campeonato, em 2016, as entrevistas na zona mista faziam parte da programação. Em todos os anos, Neymar desfilava pelo corredor repleto de jornalistas respondendo a perguntas após as partidas. Neymar pai também costumava ser mais acessível e atender alguns jornalistas. Mas neste ano pouco apareceu.

Os dias têm sido conturbados, tanto na vida pessoal como dentro das quatro linhas para Neymar. No início do mês de junho, foi aberto um inquérito na Sexta Delegacia de Defesa da Mulher que investiga a acusação de estupro contra Neymar após Najila Trindade fazer um boletim de ocorrência. O jogador também é investigado no Rio de Janeiro em um inquérito que apura o vazamento de fotos íntimas da modelo por meio de seu Instagram.

No dia 5, o jogador foi cortado do grupo que disputaria a Copa América com uma lesão no tornozelo. Mais recentemente, se envolveu em uma polêmica com o PSG por demonstrar seu desejo de sair do clube. Neymar não se apresentou para a pré-temporada na data prevista. Ele justificou que teria compromissos comerciais e institucionais no Brasil e citou, inclusive, a final do Neymar Jr's Five. O fato irritou a diretoria do clube que anunciou que entraria com "medidas cabíveis". Neymar viajará a Paris amanhã (14) para se reunir com o diretor técnico Leonardo e seu futuro segue indefinido.

Fãs se unem por Neymar

No entanto, para quem estava no evento, as polêmicas pouco importam. Nas arquibancadas, gritos eufóricos e cânticos com o nome do astro ecoavam a cada toque, drible ou gol vindos especialmente das crianças presentes. Nos gramados da arena, jogadores e jogadoras de 43 países, com sonhos diversos e histórias distintas vibravam e brilhavam os olhos por um ídolo em comum.

Os fãs presentes creem que Neymar é inocente na acusação de estupro. "Ele é um grande jogador e sou fã dele. E tudo é mentira. É apenas uma forma de ganhar dinheiro", disse o espanhol Aimar Marovan, de 18 anos, que participou do evento. "Quiseram usar a fama dele e tentar se aproveitar dele", afirmou a canadense Olivia Mazzarello. "Foi uma tentativa de ganhar dinheiro. Como fizeram com Ronaldo", disse o atleta Vieirinha, de Portugal. "Eu acredito nele", disse a integrante da equipe feminina brasileira Andreza Castro.

Lesão no tornozelo não é mais problema

Siga o UOL Esporte no

Outro assunto em pauta sobre Neymar durante o dia foi a lesão no tornozelo. Mas ele mostrou que isso não é mais um problema. Cortado da seleção brasileira no dia 5 de junho, após o amistoso contra o Qatar e antes mesmo do início da Copa América depois de ter diagnosticada uma ruptura no ligamento do tornozelo direito, o jogador vem fazendo tratamento tradicional com fisioterapia. A própria atuação do jogador não estava confirmada, mas ele surpreendeu e exibiu a conhecida habilidade com carretilhas, dribles e até mesmo uma bicicleta no fim do jogo.

Questionado sobre o processo de recuperação, Neymar confirmou o progresso: "Está bom, a recuperação está bem, quase 100%, só falta voltar a treinar". Ele também lamentou a ausência na conquista do nono título continental, mas exaltou o time. "Foi horrível ficar fora da competição, fiquei bem triste. Mas muito feliz pelos meus companheiros, eles conseguiram vencer. Fiquei bem mais feliz do que se estivesse em campo".