Topo

Internacional

Ex-Inter será treinado por filho de Cruyff e colega de Kardec na China

Marcinho, ex-Inter e Fortaleza, com a camisa de seu novo clube, na China - Reprodução/Instagram
Marcinho, ex-Inter e Fortaleza, com a camisa de seu novo clube, na China Imagem: Reprodução/Instagram

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/07/2019 15h00

O atacante Marcinho, que pertencia ao Inter e estava emprestado ao Fortaleza, já tem novo clube. Se trata do Chongqing Dangdai Lifan, da China. E equipe é propriedade de um milionário que também possui comando sobre clubes de Portugal, Itália e Espanha e é treinada por Jordi Cruyff, ex-atleta e filho do lendário Johan Cruyff.

Jordi construiu carreira em clubes como Barcelona e Manchester United. Se aposentou dos gramados em 2010 e trabalhou como auxiliar técnico e dirigente. Ele assumiu o comando do Chongqing Dangdai no ano passado e renovou contrato recentemente.

No elenco do time que disputa a primeira divisão chinesa estão brasileiros conhecidos como o ex-gremista Fernandinho e Alan Kardec. A equipe ocupa o quinto lugar na competição com 27 pontos em 18 partidas.

O Chongqing Dangdai pertence ao grupo de gestão esportiva do milionário chinês Jiang Lizhang, também conhecido como John, que ainda é dono do Granada, da Espanha, e tem participações em Parma, da Itália, Tondela, de Portugal, e em uma equipe da segunda divisão da Bélgica. É normal o intercâmbio entre os clubes, dependendo do interesse do gestor e do rendimento de cada um.

Marcinho tem 24 anos e passou pela base do Novo Hamburgo, completando formação nos times inferiores do Internacional. Atuou emprestado em Ypiranga-RS e Brasil de Pelotas antes de ter algumas chances no principal do Colorado. No ano passado, foi cedido ao Fortaleza e participou da campanha do título da Série B. Neste ano foi novamente cedido ao clube nordestino, disputou 23 partidas e marcou quatro gols.

Recentemente, a empresa que gerencia a carreira de Marcinho e o Inter haviam fechado outra negociação com o grupo do milionário chinês. A ida do meia-atacante Richard para o Tondela.

A venda de Marcinho movimentou aproximadamente 1 milhão de euros (R$ 4,2 milhões pela cotação atual).

Internacional