Topo

Grêmio ganha fôlego com jovens e aposta na base para eliminar o Bahia

Pepê aumenta lista de jogadores da base no time titular e faz Grêmio surfar em boa fase dos jovens - Jeferson Guareze/Agif
Pepê aumenta lista de jogadores da base no time titular e faz Grêmio surfar em boa fase dos jovens Imagem: Jeferson Guareze/Agif

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/07/2019 04h00

O Grêmio dos últimos jogos, antes do recesso e das partidas depois da Copa América, tem uma característica em comum: ganhou com o brilho de jogadores oriundos das categorias de base. Jean Pyerre e Pepê se juntaram a Everton como nomes capazes de desequilibrar. Por isso, é neles que o time gaúcho aposta as fichas em jogo diante do Bahia, hoje (17), para conseguir avançar na Copa do Brasil.

Bahia e Grêmio se enfrentam na Fonte Nova às 19h15min (horário de Brasília).

No jogo de ida, em Porto Alegre, o placar terminou 1 a 1. Quem vencer em Salvador, portanto, vai à semifinal. Em caso de novo empate, a disputa avança para os pênaltis.

O crescimento de Pepê é o gatilho para a nova fase do Grêmio, com quatro jovens da base no time titular. Herói da vitória em virada em cima do Vasco, o camisa 25 já é vice-artilheiro em 2019 e deve desbancar Alisson e Thaciano, reforços contratados para encorpar o grupo e que herdaram vaga na equipe após as saídas de Ramiro e, mais recentemente, Marinho.

Jean Pyerre já era titular antes da Copa América. Aliás, o meia conseguiu mesmo depois da intertemporada manter a vaga no time. O período de treinos reabilitou a condição física de Luan, que permanece meramente como opção no banco de reservas.

A formação inicial ainda reserva lugar para Matheus Henrique, sucessor de Arthur com atributos diferentes e que tem evoluído na companhia de Maicon. Tanto é que os demais volantes do elenco (Rômulo e Michel) sequer arranham a condição de titular do camisa 14.

Everton dispensa apresentações. Xodó da seleção brasileira na Copa América, Cebolinha voltou ao Grêmio com os dias contados - devido ao assédio europeu. Enquanto está no clube, confirma o protagonismo com dribles e arrancadas.

A escalação do Grêmio com quatro jovens formados na base ainda está longe do sonho da diretoria, que almeja ter 11 atletas oriundos de times inferiores do clube, mas altera a cara recente da equipe. Durante as decisões do primeiro semestre, em Libertadores e Gauchão, sempre houve mais presença de reforços do que atletas da base.

Na final do Campeonato Gaúcho, por exemplo, apenas Matheus Henrique, Jean Pyerre e Everton iniciaram a segunda partida diante do Internacional. Diante da Universidad Católica, na última rodada da fase de grupos da Libertadores, o Grêmio precisava da vitória e começou com menos gente da base na escalação: Jean Pyerre e Everton.

FICHA TÉCNICA
BAHIA X GRÊMIO

Data e hora: 17/07/2019 (quarta-feira), às 19h15 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Transmissão na TV: SporTV 2 e PPV
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Bruno Pires (SC)
Árbitro de vídeo: Bruno Arleu de Araújo (RJ)

BAHIA: Douglas Friedrich; Nino Paraíba (Ezequiel), Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore e Elton; Arthur, Ramires, Elber; Gilberto
Técnico: Roger Machado

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Pepê, Jean Pyerre e Everton; André (Diego Tardelli)
Técnico: Renato Gaúcho