Topo

Cruzeiro

Orejuela volta mais forte após lesão e surpreende médicos pela 2ª vez

Lateral mal voltou aos treinos e já foi um dos destaques do Cruzeiro dentro de campo - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Lateral mal voltou aos treinos e já foi um dos destaques do Cruzeiro dentro de campo Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

19/07/2019 04h00

Jovem (23 anos), disciplinado e com muito equilíbrio emocional. Esses são alguns dos fatores que ajudaram Orejuela a superar os diagnósticos pela segunda vez no ano e surpreender os médicos do Cruzeiro com um retorno rápido e positivo aos gramados. Na última quarta, o lateral não só atuou os 90 minutos contra o Atlético-MG, como foi um dos grandes destaques individuais da Raposa na partida pela Copa do Brasil.

Há menos de dois meses, Luis Orejuela precisou fazer uma cirurgia por causa de um trauma torcional no joelho esquerdo. Contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, o lateral se machucou sozinho, precisou sair de campo carregado e saiu de muletas do Maracanã. A lesão, além de deixar o colombiano fora da Copa América, também o deixaria de molho por até três meses. Mas na semana passada, o jogador foi liberado para a preparação física, treinou com o grupo e foi escalado por Mano no clássico do Independência.

Reserva de Edilson, Orejuela voltou em ótima hora, já que Mano não pôde utilizar Ariel Cabral no meio, e Lucas Romero estava improvisado justamente na lateral.

Em campo, Orejuela tomou conta do lado direito celeste. Além de anular as ofensivas de Fábio Santos, do Atlético, o colombiano teve muito sucesso nos desarmes, cortes e interceptações no clássico. O desempenho agradou e surpreendeu até Mano Menezes, que segurou a terceira alteração pensando no jogador, mas ouviu do próprio lateral que não seria preciso retirá-lo.

Antes da lesão no Maracanã, Orejuela já havia sofrido um estiramento na coxa esquerda no início de maio. A previsão era de voltar aos gramados três semanas, mas o retorno aos campos aconteceu com apenas dez dias.

"Creio que é a minha mentalidade. Sou muito jovem, quero seguir em frente. Isso me ajuda a continuar trabalhando e a voltar sempre forte", comentou o lateral.

Trabalho especial garantiu maior força

Com 1,80m de altura, Orejuela se destaca pela rapidez e resistência, mas tem trabalhado para aumentar também a força física desde que chegou ao Cruzeiro. Após se recuperar da cirurgia no joelho, o lateral foi reavaliado pelos médicos e deu outro retorno positivo na Toca da Raposa, aumentando em 30% sua força física em comparação com os números do início do ano.

"Quando cheguei, eu vim com uma força, mas o trabalho que fazem comigo aqui no Cruzeiro, com o preparador físico, academia, me ajudou muito a crescer na minha parte física. Agora estamos vendo os resultados", concluiu.

Cruzeiro