Topo

Papo com Rafinha e "sim" a alto salário selaram Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís é o novo reforço do Flamengo - Pedro Martins/MoWA Press
Filipe Luís é o novo reforço do Flamengo Imagem: Pedro Martins/MoWA Press

João Henrique Marques e Leo Burlá

Do UOL, em Paris e no Rio de Janeiro

24/07/2019 04h00

A vinda de Filipe Luís ao Flamengo foi selada após muitas rodadas de negociação, conversas com Rafinha e longas conversas em relação ao acerto salarial do lateral esquerdo da seleção brasileira.

Durante a Copa América, Filipe entrou em contato com o ex-jogador do Bayern de Munique. Nas mensagens trocadas através de uma rede social, perguntou sobre seu possível encaixe no time, já que o camisa 13 atua dos dois lados. Rafinha disse "sou eu na direita e você na esquerda, fica tranquilo" e que ele deveria fechar negócio, mas ouviu o companheiro dizer que ainda não estava 100% feliz com os valores oferecidos.

Ao longo da negociação, Filipe Luís subiu um pouco a corda e o Fla chegou no patamar que era desejado. Cercado por todos os lados e sem as sonhadas propostas da Europa, topou vestir rubro-negro. O acordo terá validade de dois anos e meio e foi festejado pelo jogador da seleção brasileira, que postou uma foto na qual aparece vestido com a camisa do novo clube quando ainda era criança.

Na última sexta-feira, o vice de futebol Marcos Braz usou um tom de cautela para falar do jogador, mas o acerto já era iminente. Filipe aguardou a concretização de propostas de clubes de ponta da Europa, mas se definiu pelo Fla ao perceber a escassez de opções e depois de ser convencido da grandeza do projeto que lhe foi apresentado.

O atleta vai permanecer na Gávea por dois anos e meio, e o contrato será em moldes similares ao que trouxe Rafinha ao clube. A ideia é que ele esteja inscrito para as quartas da Libertadores, mas o time ainda precisa passar pelo Emelec para avançar.

O lateral havia aguçado a torcida rubro-negra ao vestir a camisa do clube minutos depois da conquista da Copa América. Ainda no Maracanã, o catarinense não negou o contato e garantiu que a Gávea seria o único destino possível em caso de retorno ao país.

Filipe Luis posa com a camisa do Flamengo - Reprodução
Filipe Luis posa com a camisa do Flamengo
Imagem: Reprodução

"Realmente tenho conversa com o Flamengo, é o clube para o qual voltaria no Brasil, se eu decidir voltar. Tenho de botar na balança agora. Jogar a Champions [League] é o máximo para o jogador. A decisão não é mais econômica. A foto com a camisa foi para demonstrar o carinho que tenho", afirmou.

Ajuda de Diego no "xaveco"

Ao longo de todo esta negociação, o Rubro-negro também contou com a ajuda informal do meia Diego, colega de Filipe durante sua passagem pelo Atlético de Madri, para tentar "xavecar" o amigo. Em conversas telefônicas e em trocas de mensagens, o camisa 10 atuou como um "garoto-propaganda" do clube.

Com o acerto, a única lacuna ainda apontada pelo técnico Jorge Jesus está no ataque. O alvo era Pedro, do Fluminense, mas as conversas não caminharam. O Rubro-negro ainda sonha com uma possível proposta pelo jovem Reinier, o que daria uma injeção de dinheiro importante para mais um investimento de porte.