Topo

Quem é o "novo Xavi" de 16 anos que trocou o Barcelona pelo PSG

Jovem Xavi Simons foi anunciado pelo PSG na última terça-feira (23) - Reprodução/Twitter
Jovem Xavi Simons foi anunciado pelo PSG na última terça-feira (23) Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

24/07/2019 04h00

O PSG oficializou na manhã da última terça-feira (23) a contratação do jovem atleta Xavi Simons, que era apontado como uma das maiores promessas das categorias de base do Barcelona.

O atleta fez sua formação toda nas divisões inferiores do clube catalão, mas optou por não seguir sua carreira na Espanha. Aos 16 anos, o holandês assinou seu primeiro contrato profissional, que irá até 30 de junho de 2022. Em sua curta carreira, Simons também faz parte das equipes de base da seleção de seu país.

"Hoje é um dia complicado porque ninguém gosta de se despedir, muito menos quando tem que dizer adeus para o local que foi sua casa, sua família. Não vou esquecer nunca de quando coloquei pela primeira vez a camisa do Barça há nove anos. Foi um sonho", explicou o jovem, que ganhou seu nome como uma homenagem do pai ao ex-meia Xavi Hernandez, que fez história no clube espanhol.

Gracias · Thank you · Gràcies! @fcbarcelona · #ForçaBarça!

Uma publicação compartilhada por Xavi Simons (@xavisimons) em

Apesar de ter nascido na Holanda, Simons mudou-se para a Espanha com apenas três anos. Seus primeiros passos como atleta foram com a camisa do Villarreal, mas logo seu desempenho chamou atenção do Barcelona, que investiu na sua contratação quando tinha sete anos.

Filho de um ex-atacante, Simons joga no meio-campo e apresenta uma visão de jogo apurada para um atleta da sua idade. Sua qualidade despertou o interesse do Real Madrid, que cogitou sua contratação em 2016, mas não conseguiu concretizar o negócio.

Em seu perfil no Instagram, é possível ver imagens do jovem ao lado de atletas consagrados no futebol como o ex-meia Xavi e o brasileiro Neymar, que ele classificou como "gênio do futebol".