Topo

Corinthians

Corinthians joga bem, vence Wanderers e abre vantagem na Sul-Americana

Clayson, do Corinthians, comemora seu gol com os jogadores do time durante partida contra o Montevideo Wanderers pela Copa Sul-Americana - Daniel Vorley/AGIF
Clayson, do Corinthians, comemora seu gol com os jogadores do time durante partida contra o Montevideo Wanderers pela Copa Sul-Americana
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Arthur Sandes e Flávio Latif

Do UOL, em São Paulo

25/07/2019 23h23

O Corinthians teve atuação de animar seu torcedor na Arena em Itaquera na noite de hoje (25), quando venceu o Montevideo Wanderers (URU) por 2 a 0 e abriu vantagem nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Clayson e Pedrinho marcaram os gols da vitória.

A vitória dá ao Corinthians a vantagem de perder por 1 a 0 na partida de volta, na quinta-feira (1º), em Montevidéu, ou por dois gols a partir de 3 a 1 - há critério de gol qualificado fora de casa. Vitória do rival por 2 a 0 leva a decisão da vaga aos pênaltis. Antes de ir ao Uruguai, no entanto, o Timão volta as atenções ao Campeonato Brasileiro pois visita o Fortaleza às 19 horas (de Brasília) deste domingo (28).

Brilharam: Pedrinho e Clayson desequilibram

Os pontas do Corinthians foram os melhores do jogo, quase sempre livres e criando pelos lados. Foi Pedrinho quem criou o lance do gol de Clayson, quando encontrou Vagner Love em ótima bola enfiada. O meia teve atuação de boa criatividade, enquanto o atacante levou a melhor sobre a marcação. Quando Clayson já não estava mais em campo, Pedrinho aproveitou ajeitada de Jadson na entrada da área para virar o corpo, mandar no cantinho e ampliar a vantagem.

Foi mal: Junior Urso destoa do time

O volante teve sua importância tática, mas não conseguiu entregar individualmente. Não deixou de se entregar em campo, mas errou jogadas que não costuma errar - passes curtos e divididas, principalmente. Contra um meio-campo discreto como o do Wanderers, faltou participar um pouco mais do jogo.

Corinthians se impõe e mostra maturidade

A postura corintiana foi das melhores na Arena. Criou chances em qualidade e quantidade, soube dominar o adversário e intercalou momentos de pressão com controle consciente da bola. Também jogou sem apelar à bola aérea, valorizando melhor seus ataques. Depois do intervalo faltou encaixar melhor as jogadas, algo resolvido com a entrada de Jadson - seria o camisa 10, aliás, o responsável pela assistência para Pedrinho ampliar.

Wanderers não consegue reagir

O time uruguaio foi se deixando levar pelo ritmo corintiano, até que não encontrou mais caminho para responder ao controle adversário. Chegou duas ou três vezes na área de Cássio, mas nunca com criatividade ou capricho suficientes para levar real perigo. A saída de bola ruim foi explorada pelo Timão, e o Wanderers acabou sem alternativas. Deu dois chutes a gol durante a partida inteira.

Cronologia do jogo

Pedrinho - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF
O início de jogo teve dois bons lances com Vagner Love, primeiro acionado por Fagner, depois em tabela muito inteligente com Clayson, mas o camisa 9 desperdiçou ambas as chances dentro da área. De modo geral o Corinthians tomou conta do meio-campo, trabalhando bem a bola e se impondo. Quando Pedrinho enfiou grande bola para Love, que tocou atrás para Clayson parar, pensar e bater colocado para fazer 1 a 0 (assista mais acima).

O controle corintiano ficou evidente daí em diante, mas faltou fazer o goleiro Arruabarrena trabalhar mais. Pedrinho errou uma bicicleta, Gil ajeitou para ninguém dentro da pequena área, e a impressão do primeiro tempo foi de que caberia vantagem maior para o Corinthians - ainda que o Wanderers tenha aparecido no ataque nos últimos minutos.

Love teve nova chance aos 8 minutos da etapa final, quando recebeu de Sornoza e bateu colocado para fora. Pouco depois, em falta cruzada por Fagner, a bola passou a centímetros de Gil. O Wanderers exigiu uma única defesa de Cássio, aos 36 minutos, e não suportou o aumento de ritmo do Corinthians: após substituições ofensivas de Carille, Jadson ajeitou para Pedrinho virar o corpo e fazer o segundo (veja abaixo). O Timão só não selou a classificação hoje porque Love perdeu outro gol na cara do goleiro rival.

Sustos de Manoel e Cássio

O Corinthians esteve tão focado em jogar com a bola no chão que quase entregou o gol ao Wanderers duas vezes. No primeiro tempo Manoel foi bloqueado por um adversário dentro da área e deu sorte que a bola saiu em tiro de meta. Já na etapa final o susto foi cortesia de Cássio, que tentou um drible na saída de bola, deixou ela escapar em uma trombada e teve que defender um chute fora da área - só não foi expulso porque a arbitragem marcou falta sobre ele, mas a torcida arregalou os olhos. O mesmo goleiro arriscou minutos depois, tentando linha de passes dentro da área com Manoel.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 0 MONTEVIDEO WANDERERS

Data: 25 de julho de 2019, quinta-feira
Local: Arena Corinthians
Competição: Copa Sul-Americana, jogo de ida das oitavas de final
Árbitro: José Argote (VEN)
Assistentes: Carlos Lopez e Lubin Torrealba (ambos da VEN)
Público: 32.955 pagantes (33.204 presentes) Renda: R$ 1.324.119,88
VAR: Facundo Tello (ARG)
Gols: Clayson, aos 19 minutos do primeiro tempo e Pedrinho, aos 40 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Fagner e Pedrinho (COR); Bueno, Barboza e Ignácio González (WAN)
Cartão vermelho: não houve

Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Gabriel (Jadson), Junior Urso e Sornoza (Mateus Vital); Pedrinho, Clayson (Boselli) e Vagner Love. Técnico: Fábio Carille.

Wanderers: Arruabarrena; Barrandeguy, Macaluso (Andueza), Bueno e Morales; Veglio, Barboza, Ignácio González e Bravo; Albarracín (Lucas Lópes) e Barreto (Coitino). Técnico: Roman Cuello.

Corinthians