Topo

Cruzeiro

Cruzeiro empresta campeão brasileiro sub-20 com multa de apenas mil euros

Victor Luiz, lateral esquerdo do Cruzeiro, foi emprestado ao HJK, da Finlândia - Gustavo Aleixo/Divulgação/Cruzeiro
Victor Luiz, lateral esquerdo do Cruzeiro, foi emprestado ao HJK, da Finlândia Imagem: Gustavo Aleixo/Divulgação/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/07/2019 04h00

O Cruzeiro emprestou o lateral esquerdo Victor Luiz, de 21 anos, para o HJK Helsinki, da Finlândia, até 30 de novembro de 2019. O seu contrato na Toca da Raposa II se encerra no fim do próximo ano. A multa estabelecida no compromisso com os europeus chama a atenção: é de apenas mil euros (R$ 4.224,98 na cotação atual).

O UOL Esporte teve acesso ao acordo de empréstimo, assinado pelo presidente Wagner Pires de Sá, por um representante do clube finlandês e pelo próprio atleta, em 13 de julho passado.

De acordo com a cláusula 6.1 do documento, "o HJK terá a qualquer instante até 30/11/2019 o direito exclusivo e irrevogável de adquirir os direitos federativos de forma definitiva e 85% (oitenta e cinco por cento) dos direitos econômicos do ATLETA, mediante o pagamento do valor de EUR$ 1.000,00 (mil euros), sendo este o valor total no caso de transferência permanente para HJK. Além disso, há 15% de cláusula de venda para o Cruzeiro. Isso significa que a nova divisão dos direitos econômicos do JOGADOR será a seguinte: 85% HJK e 15% Cruzeiro".

A cláusula seguinte do compromisso - 7.1 - explica que "os valores [...] não incluem eventuais direitos do Cruzeiro referentes a Mecanismo de Solidariedade que deverá ser pago integralmente com os regulamentos da FIFA". O HJK, no entanto, está isento de acionar esta regra em caso de aquisição de Victor Luiz até o fim de 2019.

O Cruzeiro não terá a responsabilidade de pagar os salários do jogador. Os vencimentos serão desembolsados em sua totalidade pelo clube finlandês.

A diretoria cruzeirense confirma o acordo, mas está impossibilitada de comentar as cláusulas, porque há um trecho que exige confidencialidade em relação aos detalhes do negócio.

Victor Luiz foi campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2017 com as cores do Cruzeiro. O lateral esquerdo participou da decisão diante do Coritiba, no Couto Pereira, em outubro daquele ano. Ele ainda acumula convocações para a seleção brasileira de base.

Desde então, ele subiu para o time profissional, mas não foi usado com frequência por Mano Menezes. No ano passado, ele foi emprestado ao Londrina e fez quatro jogos. Neste ano, ele tinha tudo certo para atuar pelo Tombense, mas o acordo acabou não saindo.

Cruzeiro