Topo

Viralizou

Afinal, o que Zidane avisou? UOL explica viral do Twitter para você

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/07/2019 04h00

Você se lembra o que estava fazendo no dia 8 de março de 2016?

Se você é fã de futebol europeu e tem uma conta no Twitter, são grandes as chances de, na ocasião, ter visto nascer um viral na rede social. Naquela terça-feira, a conta do jornal esportivo espanhol Marca publicava talvez seu mais enigmático post, sucesso até os dias de hoje.

"Zidane avisa: 'Vocês estão avisados'."

No fim de julho de 2019, a publicação conta com mais de 20 mil retuítes. Para efeito de comparação, uma postagem popular da conta do Marca no Twitter nesta sexta-feira (26) tinha cerca de 300 RTs.

Mas afinal: você já se perguntou qual era o aviso de Zidane que o Marca avisava ter avisado? Se você já clicou no link ali publicado, certamente percebeu que ele não abre uma página do site do jornal.

Bom, chegou o dia de saciar a sua curiosidade. A começar por uma pista na própria postagem: a foto permite concluir que Zidane dá uma entrevista coletiva em um evento da Liga dos Campeões da Europa. O símbolo da competição aparece à frente do técnico e ao fundo.

Naquele dia, o Real Madrid, do qual o francês era técnico, venceu a Roma por 2 a 0, em jogo no Santiago Bernabéu pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Era a partida de volta do confronto - na ida, na Itália, os comandados de Zidane haviam vencido pelo mesmo placar.

A matéria do Marca foi publicada antes do jogo em Madri. Era um alerta do técnico, lembrando as oitavas de final da temporada 2014/2015 contra o Schalke 04: depois de vencer o jogo de ida por 2 a 0 na Alemanha, o Real - então comandado por Carlo Ancelotti - perdeu em casa por 4 a 3. Sofreu, mas avançou às quartas de final.

"O mesmo resultado na partida de ida: 2 a 0, deixando a sensação de segurança e superioridade manifesta. Mesma fase eliminatória da Champions (...). O rival, sim, muda. Um ano atrás, foi o Schalke; hoje é a Roma, equipe que chega com moral e com (o técnico Luciano) Spaletti repleto de confiança diante da mudança de rumo que conseguiu dar a sua equipe", explicava o jornal.

"Diante deste panorama, Zidane foi contundente nas mensagens enviadas ao elenco nos últimos dias, e que ontem estendeu à sala de imprensa. Não quer confiança de nenhum tipo, ainda que com o cômodo triunfo do jogo disputado em Roma. O francês busca evitar os apuros pelos quais passou Carlo Ancelotti quando a equipe alemã buscava o gol de Casillas nos minutos finais do confronto em busca do quinto gol, que eliminaria o Real Madrid", acrescenta.

"'Vocês estão avisados', comentou o técnico com o elenco, em uma tentativa de fazer com que os jogadores saiam 100% motivados desde o primeiro minuto da partida de hoje. Ele não ter que exista a mínima dúvida, e por isso insiste na importância do choque e do que ainda há em jogo", completava o texto na ocasião.

O aviso de Zidane deu bastante certo. Naquele jogo, o Real venceu por 2 a 0, com gols de Cristiano Ronaldo e James Rodríguez. Depois, passou por Wolfsburg nas quartas de final, por Manchester City nas semis e pelo Atlético de Madri na final, ficando com o título europeu.

Real Madrid 2 x 0 Roma 2015/2016 UCL - Burak Akbulut/Anadolu Agency/Getty Images - Burak Akbulut/Anadolu Agency/Getty Images
Após aviso de Zinedine Zidane, Real Madrid venceu a Roma na Espanha por 2 a 0
Imagem: Burak Akbulut/Anadolu Agency/Getty Images

Viralizou