Topo

Atlético-MG

Jair ganha espaço no Atlético-MG e é comparado a Gilberto Silva por cartola

Jair recebe chance e vira titular do Atlético-MG ao lado de Elias - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG
Jair recebe chance e vira titular do Atlético-MG ao lado de Elias Imagem: Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

27/07/2019 04h00

Jair passou a ter mais chances no Atlético-MG. A aposentadoria precoce de Adilson e o momento de José Welison fizeram o volante se tornar uma opção para a vaga de primeiro volante do time comandado por Rodrigo Santana.

Ele foi titular nos últimos quatro jogos da equipe no ano - o resultado positivo por 2 a 1 frente à Chapecoense, o triunfo por 2 a 0 sobre o Cruzeiro na Copa do Brasil, o empate por 2 a 2 diante do Fortaleza pelo Brasileirão e a vitória por 1 a 0 contra o Botafogo pela Sul-Americana. O futebol apresentado agradou diretoria e comissão técnica. Não à toa há quem o compare a Gilberto Silva, ídolo do clube por conta das passagens entre 2000 e 2002 e em 2013.

"Fico feliz de ver a partida que o Jair fez, um jogador diferente. Guardadas as devidas proporções, me lembra a forma como o Gilberto Silva jogava, de passadas largas, frio, consciente", disse o presidente Sérgio Sette Câmara após a eliminação para o rival nas quartas de final da Copa do Brasil.

A comissão técnica adota um pouco mais de cautela ao falar sobre o meio-campista. Porém, não esconde a animação por vê-lo crescer ao lado de Elias.

"Deu liga a dupla entre Jair e Elias. A gente até fez no jogo-treino com o América-MG. Eles encaixaram bem. O Jair é o jogador que mais rouba. Não tem o estilo de dar carrinho, brigar, mas sempre está bem posicionado. Ele tem uma noção de espaço muito grande ali atrás da linha da bola. No momento em que a gente perde a bola, ele está sempre próximo do adversário. É um dos atletas que está mais passando a bola com qualidade, clareando o jogo. É a característica que o Adilson tinha, de clarear o jogo para a gente. Ele está ganhando força física, condicionamento, ritmo... É isso que faz com que ele ganhe mais confiança e nos ajude", explica Rodrigo Santana.

Antes da série de elogios, Jair não aparecia com tanta frequência entre os prediletos de Rodrigo Santana. Ele era escalado com frequência quando o treinador colocava em campo o time considerado reserva. A última atuação antes da atual sequência, inclusive, foi no revés por 1 a 0 para o Grêmio, pelo Brasileirão. Na ocasião, o técnico enviou um time alternativo a Porto Alegre.

Atlético-MG