Topo

O que aconteceria se o Real Madrid B subisse para a 1ª divisão da Espanha?

Aytac Unal/Anadolu Agency/Getty Images
Imagem: Aytac Unal/Anadolu Agency/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/07/2019 04h00

O Real Madrid B disputará apenas a terceira divisão na temporada 2019/2020, mas a existência de times B dos grandes clubes europeus costuma levantar um questionamento: o que acontecerá se a equipe eventualmente subir para a primeira divisão do Campeonato Espanhol nos próximos anos?

Para começo de conversa, o Real Madrid B (conhecido como "Castilla") não poderia disputar a primeira divisão junto com a equipe principal do clube merengue - neste caso, a vaga ficaria com o dono da posição seguinte na tabela. Mesmo se fosse campeão, não subiria. O regulamento determina que times A e B não podem jogar o campeonato no mesmo nível.

Ou seja, se houvesse uma reviravolta e a equipe principal do Real Madrid fosse rebaixada para a segunda divisão, o Castilla seria obrigado a descer para a terceira. As mesmas regras valem para todos, incluindo o Barcelona e seu time secundário: na temporada 2010/2011, a filial catalã terminou a segunda divisão no terceiro lugar, mas não obteve o acesso.

Além do Barcelona B e do Real Madrid Castilla, que foi comandado por Zinedine Zidane entre 2014 e 2016, outros grandes clubes espanhóis contam com times B em divisões inferiores - é o caso do Valencia, cuja filial é conhecida como "Mestalla".