Topo

Futebol


Zagueiro do Grêmio trocou nome para não ser 'meigo' e enganou até a mulher

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/07/2019 04h00

O Grêmio enfrenta o CSA hoje (29), em Maceió, com Jonatan Doin ao lado de Pedro Geromel. Muita gente pode não reconhecer, mas o zagueiro que atuará pela décima segunda rodada do Campeonato Brasileiro tem esse nome de batismo mesmo. Paulo Miranda, como consta na súmula, ficha técnica e camisa é um mero apelido conquistado ainda no início da carreira.

O apelido acompanha Jonatan há 11 anos e já rendeu episódios pitorescos. No início do relacionamento com a atual esposa, inclusive, houve cuidado para revelar o nome verdadeiro.

"Eu só contei para ela depois do terceiro ou quarto encontro", revela Paulo Miranda, em meio à risadas. "Ela me conheceu como Paulo Miranda, e eu fui deixando, deixando... Eu tinha um Orkut do Jonatan Doin e outro do Paulo Miranda", relembra. "Contei, ela não entendeu de cara e depois deixou de lado. Eu sou Paulo Miranda em casa também! Jonatan Doin é só em documento ou quando faço alguma coisa ruim", completa em tom descontraído.

Lucas Uebel/GRÊMIO FBPA
Imagem: Lucas Uebel/GRÊMIO FBPA

Para entender a saia justa no início do namoro, que virou casamento depois, é preciso voltar ainda mais no tempo. O nome de batismo foi abandonado em 2008, durante jogo do Campeonato Paranaense.

"Eu estava no Irati e o treinador falou que Jonatan Doin era muito meigo para zagueiro. Falou para acharmos um nome mais forte e começou a falar em Paulo isso e aquilo nos treinos. Aí o pessoal começou a chamar de Paulo Miranda, falaram que eu era parecido com ele. Lembra do Paulo Miranda do Vasco? Aí teve um jogo contra o Coritiba, que era na TV, e eu assinei Paulo Miranda na súmula. Falaram durante a transmissão e nunca mais saiu", conta o zagueiro.

No Grêmio, Paulo Miranda já ouviu piadas dos colegas. Principalmente quando recebe documentos ou é citado nominalmente para testes e outros compromissos.

"O Maicon é o primeiro a falar alguma coisa, sempre, é impressionante. O Marcelo Oliveira também gosta de tirar uma onda e até o Renato mexe comigo", diz Paulo Miranda. "Eu já tive que explicar muito a história quando ia em hospital fazer exame para o clube ou quando ia comprar alguma coisa", acrescenta.

No Grêmio atual, Jonatan Doin corre para recuperar o status de reserva imediato da dupla Geromel e Kannemann. O bom início de David Braz no clube aumenta a exigência. Mas para quem já trocou de nome qualquer adaptação é possível.

FICHA TÉCNICA
CSA X GRÊMIO

Data e hora: 29/07/2019 (segunda-feira), às 20h (horário de Brasília)
Local: estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Transmissão na TV: SporTV e PPV
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Kleber Lúcio Gil (SC)
Árbitro de vídeo: Márcio Henrique de Gois (SP)

CSA: Jordi; Dawhan, Alan Costa, Luciano Castán e Carlinhos; Nilton, João Vitor, Jonatan Goméz e Didira; Maranhão e Ricardo Bueno
Técnico: Argel Fucks

GRÊMIO: Julio César; Léo Moura, Geromel, Paulo Miranda e Juninho Capixaba; Rômulo, Darlan, Rafael Galhardo, Luan e Pepê; Diego Tardelli
Técnico: Renato Gaúcho

Mais Futebol