Topo

Desfigurado, Flamengo decide seu ano e aposta até em jovem de 17 anos

Gabigol (e) é aposta do Flamengo contra o Emelec. Rubro-negro sonha com Everton Ribeiro (c) e Arrascaeta (d) em campo - Reprodução Twitter
Gabigol (e) é aposta do Flamengo contra o Emelec. Rubro-negro sonha com Everton Ribeiro (c) e Arrascaeta (d) em campo Imagem: Reprodução Twitter

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/07/2019 04h00

Em desvantagem no placar e cheio de desfalques em campo, o Flamengo soma todas as forças possíveis para encarar hoje (31) o Emelec, às 21h30, no Maracanã, pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores.

Pressionado pela derrota sofrida por 2 a 0 em Guayaquil, o time ainda colecionou lesões em série nas últimas duas semanas. Ante a absoluta necessidade de manter o principal sonho da temporada ainda vivo, Éverton Ribeiro e Arrascaeta, que ainda se recuperam de problemas, foram relacionados e deverão começar a partida do banco de reservas.

Com um edema ósseo no pé, o camisa 7 está muito longe de suas condições ideais, assim como o uruguaio, que sente dores na coxa. Caso haja necessidade, a dupla pode ser lançada para ajudar o time na luta pela classificação.

Como Diego, Vitinho e Lincoln também são baixas de ordem médica, Jesus também terá às suas ordens o jovem Reinier, de 17 anos. Ele ainda nem entrou em campo pelo time profissional, mas já desperta atenção do futebol europeu. A promessa tem multa de 70 milhões de euros - aproximadamente R$ 300 milhões - e entrou de vez no radar dos ingleses do Everton.

Rodrigo Caio, titular absoluto e destaque da defesa, é outro desfalque após lesão muscular sofrida no último domingo - clássico contra o Botafogo pelo Brasileiro. A aparente adversidade é usada como combustível no Ninho do Urubu, e os desfalques são todos minimizados pelo elenco, que garante um Rubro-negro forte diante dos equatorianos.

"A gente fica triste por perder uns, mas recuperamos outros em pouco tempo. Isso acrescenta força ao grupo. Estamos conscientes da nossa capacidade. Quem está aqui vai para a luta, quem se recuperar a tempo também ajudará. Os soldados que estão inteiros vão dar conta", afirmou Rafinha.

Após o tropeço no Equador, o Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 2, pelo Brasileiro, mas a cabeça está voltada desde a quarta passada para o jogo de volta, com todo o trabalho voltado para as estratégias para a virada.

A mobilização também vem de fora para dentro, já que os 60.500 ingressos colocados à venda foram adquiridos pela "Nação". Diante da obsessão do bicampeonato continental, o Fla terá de reverter um cenário desfavorável para mostrar sua força. Entre a "crise na Gávea" e o "rumo ao Mundial", o Fla tem 90 minutos para dar o tom da sua temporada a partir de hoje.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X EMELEC

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 31 de julho de 2019, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernán Maidana e Julio Fernández (ambos da Argentina)
Árbitro de vídeo: Mauro Vigliano (ARG)

FLAMENGO
Diego Alves; Rafinha, Thuler, Pablo Marí e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Gerson; e Berrío (Éverton Ribeiro) Bruno Henrique e Gabriel Barbosa.
Técnico: Jorge Jesus

EMELEC
Dreer; Caicedo, Jaime, Mejía e Bagüí; Arroyo, Godoy, Queiroz, Cabezas (Orejuela); Guerrero e Angulo.
Técnico: Ismael Rescalvo