Topo

Santos

Em 39 jogos do Santos no ano, Sampaoli repetiu apenas duas escalações

Sampaoli ao seu estilo, durante treino do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Sampaoli ao seu estilo, durante treino do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

01/08/2019 04h00

O técnico Jorge Sampaoli implementou desde sua chegada ao Santos um esquema de rodízio no time titular. As trocas e variações táticas são tão intensas que até aqui, em 39 jogos disputados, o argentino só repetiu duas vezes os 11 que iniciaram o jogo, ou seja, foram 37 escalações diferentes.

As duas escalações que foram repetidas pelo técnico não podem mais entrar em campo, pois jogadores presentes nelas já deixaram o clube. Curiosamente uma dessas escalações foi a responsável pelos dois maiores vexames do Peixe na temporada: a goleada sofrida para o Ituano por 5 a 1 e a eliminação da Copa Sul-Americana para o River Plate (URU).

Nas duas ocasiões, o Santos entrou em campo com: Vanderlei; Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Copete; Alison, Pituca e Sánchez; Soteldo, Derlis González e Jean Mota. A escalação não pode mais ser repetida porque Copete foi emprestado ao Pachuca (MEX).

A outra escalação repetida é mais vencedora. Com ela o Santos bateu o América-RN por 4 a 0 e o Vasco por 2 a 0, ambos pela Copa do Brasil: Everson; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Felipe Aguilar e Pituca; Alison, Sánchez e Jean Mota; Soteldo, Rodrygo e Derlis González. Sem Rodrygo, vendido ao Real Madrid (ESP), estes 11 iniciais não podem mais ser repetidos.

Um fato que colabora para a intensa variação entre os titulares é que o elenco do Santos começou o ano ainda em formação e vários jogadores que foram titulares ao longo da temporada já não se encontram mais no clube. Além dos dois já citados, o lateral esquerdo Orinho, os volantes Yuri e Jean Lucas, e os atacantes Bruno Henrique, Felippe Cardoso e Arthur Gomes chegaram a ser titulares, mas não convenceram Sampaoli, com exceção de Bruno Henrique, vendido ao Flamengo, e Jean Lucas, que estava emprestado pelo clube rubro-negro e foi negociado com o Lyon. O lateral-direito Matheus Ribeiro é outro que chegou a ser titular três vezes no ano, mas está fora dos planos.

Além das saídas, as contratações ao longo da temporada também ajudaram nessa imensa variação. O Santos contratou 11 reforços para esta temporada: o goleiro Everson, o zagueiro Felipe Aguilar, os laterais Jorge e Felipe Jonatan, os volantes Jean Lucas e Jobson, os meias Cueva e Evandro, e os atacantes Soteldo, Marinho e Uribe. O lateral direito Pará está perto de ser a 12ª contratação.

Tantas mudanças no elenco do clube fazem com que o técnico Jorge Sampaoli ainda possa repetir apenas duas das 36 escalações escolhidas durante o primeiro semestre, ambas dos jogos contra o Corinthians pela semifinal do Paulistão.

Na partida de ida, Sampaoli mandou a campo o time com: Vanderlei; Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Luiz Felipe e Felipe Jonatan; Alison, Pituca e Cueva; Sánchez, Jean Mota e Derlis González. Na volta o time foi quase o mesmo, com Gustavo Henrique no lugar de Luiz Felipe e Soteldo na vaga de Felipe Jonatan, deslocando Pituca para a lateral.

No entanto, uma repetição de qualquer um desses times é improvável, já que Everson ganhou a posição de Vanderlei no gol santista. Ao todo, 29 jogadores diferentes foram titulares ao longo da temporada.

Santos