Topo

Fluminense

Flu se mostra mais 'vertical' e aponta alternativas por melhora na Série A

Fernando Diniz colocou a atuação diante do Peñarol (URU) como uma das melhores do ano - FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Fernando Diniz colocou a atuação diante do Peñarol (URU) como uma das melhores do ano Imagem: FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

01/08/2019 04h00

O técnico Fernando Diniz não hesitou em colocar a atuação do Fluminense diante do Peñarol, do Uruguai, na última quarta-feira, pela Sul-Americana, como uma das melhores da equipe das Laranjeiras nesta temporada. Porém, no decorrer do jogo, os tricolores puderam observar um time que apresentou um repertório diferente e com mais "verticalidade", quesito apontado pelo treinador como ainda carente no Campeonato Brasileiro.

Na partida em que garantiu vaga nas quartas de final da Sul-Americana, o Fluminense teve menos posse de bola que o adversário (46% contra 54%) - algo que aconteceu apenas em duas oportunidades no Brasileiro: diante do Grêmio, quando teve 47%, e contra o Athletico-PR, quando obteve 45%.

Com um esquema que prioriza a "bola no pé", a média de posse do time de Diniz na competição nacional é de 57%.

Além disso, diante dos uruguaios, o Tricolor trocou 311 passes e deu 29 lançamentos. No Brasileiro, a média é de 524 e 18, respectivamente.

"Alternativa para se recuperar no Brasileiro sempre teve. Contra o São Paulo [na última rodada], tivemos mais chances de ganhar do que perder. Não foi só porque aconteceu no jogo de hoje. Mas pensar nas alternativas, coisas que precisa melhorar. Precisava ter mais verticalidade, uma carência que teve e que precisa melhorar. Soube variar bastante a saída, sair curto e longo. Foi uma partida, taticamente, bastante inteligente", disse o comandante.

Diniz salientou também que o gol logo no primeiro minuto deu uma outra cara ao duelo, mas ressaltou que a formação e a forma de atuar teve saldo positivo.

"Equipe muito bem preparada para neutralizar os pontos fortes [do Peñarol]. Quado foi possível, impôs o jogo e soube variar, subir marcação, descer uma pouco a marcação, sair com bola longa, iniciar com construção mais curta. O gol no começo deu confiança ao time e incendiou a torcida", apontou.

Nesta formação "mais aguda", Diniz ainda terá à disposição o meia Nenê, podendo colocar, pela primeira vez, ele e Ganso lado a lado. Até o momento, o jogador ex-São Paulo atuou pelo Fluminense apenas contra o Vasco, partida em que Ganso esteve suspenso. Além disso, o recém-chegado atacante Wellington Nem pode ser opção.

Fluminense