Topo

PSG sem Neymar e Liverpool x City: Futebol europeu volta com taças em jogo

Neymar é ausência no primeiro jogo oficial do PSG na temporada - Paris Saint-Germain Football/PSG via Getty Images
Neymar é ausência no primeiro jogo oficial do PSG na temporada Imagem: Paris Saint-Germain Football/PSG via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/08/2019 04h00

Oficialmente, a temporada europeia terá início neste fim de semana para alguns dos grandes clubes do continente com as disputas da Supercopa na França, Inglaterra e Alemanha. Oportunidade para observar, por exemplo, como seria o PSG sem a presença de Neymar, que não pode enfrentar o Rennes na busca do primeiro título da temporada pelo time parisiense por causa de uma suspensão. O jogo será realizado às 8h30 (de Brasília) de sábado em Shenzhen, na China.

Ainda à espera de uma definição sobre seu futuro, Neymar encerrou a pré-temporada do PSG sem entrar em campo. Contra o Rennes, no entanto, será a possibilidade de ver como o time se portará em um jogo oficial sem o brasileiro, uma realidade que pode ser definitiva caso a sua saída seja concretizada até o final da janela de transferências.

Neymar está fora do jogo para cumprir o último dos três jogos de suspensão que pegou por agredir um torcedor na final da Copa da França, também em duelo contra o Rennes.

Jogar sem o brasileiro em duelos decisivos está longe de ser uma novidade para o PSG, que perdeu o jogador nos duelos de oitavas de final da Liga dos Campeões por dois anos consecutivos. Desta vez, porém, a expectativa é diferente, já que existe a chance real de Neymar mudar de clube. Ele já avisou que gostaria de sair e o Barcelona demonstra interesse, embora a negociação esteja complicada.

Se ainda não sabe se contará com Neymar ao longo da temporada, o técnico Thomas Tuchel poderá ver como se comporta em um jogo oficial o time que começou a delinear em amistosos. Cavani e Mbappé estão confirmados em uma base mantida em relação à última temporada. Daniel Alves e Lo Celso saíram, enquanto Pablo Sarabia, Ander Herrera e Abdou Diallo são as principais novidades.

Clássico em "desigualdade"

Klopp e Guardiola - Laurence Griffiths/Getty Images - Laurence Griffiths/Getty Images
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

No domingo, o futebol inglês verá um confronto entre os dois times que travaram uma batalha rodada a rodada pelo título nacional na última temporada. Atual campeão inglês, o Manchester City vai encarar o vice Liverpool pela Supercopa da Inglaterra, a partir das 11h (de Brasília), em Wembley. Apesar de não superar o rival no torneio doméstico, o time comandado por Jurgen Klopp conquistou a Liga dos Campeões.

A expectativa pelo reencontro dos dois times é grande, mas o treinador do Liverpool tirou peso do confronto para quem o imagina como um termômetro da temporada. Alisson, Mo Salah e Roberto Firmino, por exemplo, farão seu primeiro jogo caso sejam escalados. Naby Keïta e Xherdan Shaqiri, por outro lado, voltam de lesão. Já Sadio Mane ainda não está à disposição por causa do término recente da Liga das Nações da África.

"Não quero encontrar desculpas antes de jogar City, mas tivemos uma pré-temporada completamente diferente. Jogamos sem seis jogadores", disse Klopp, que terá a manutenção da base campeã europeia, mas sem grandes aquisições para a temporada.

O City, por sua vez, vem quase completo para o duelo e tem como principal novidade Rodri, volante contratado pelo valor de 70 milhões de euros (cerca de R$ 295 milhões) junto ao Atlético de Madri.

Na Alemanha, um Bayern renovado

O sábado também marcará a estreia oficial na temporada de um Bayern de Munique renovado no duelo contra o Borussia Dortmund, pela Supercopa da Alemanha, em jogo que será realizado às 15h30 (de Brasília).

Ainda comandado elo croata Niko Kovac, o time alemão viu as saídas de jogadores históricos como Frank Ribéry, Arjen Robben e Rafinha. Por outro lado, o Bayern investiu nas chegadas dos laterais franceses Lucas Hernández e Benjamin Pavard.

Pelo lado do Dortmund, Matt Hummels está de volta ao Borussia e terá pela frente logo o seu ex-time Bayern.

Lucas Hernandez - Divulgação  - Divulgação
Lucas Hernandez é apresentado pelo Bayern
Imagem: Divulgação