Topo

São Paulo

Joel Santana recorda dia que Dani Alves o tirou da Copa das Confederações

Joel Santana treinou a África do Sul em 2009 - Buda Mendes/Getty Images
Joel Santana treinou a África do Sul em 2009 Imagem: Buda Mendes/Getty Images

02/08/2019 17h54

Convidado da edição de hoje (2) do "Troca de Passes", do SporTV, o treinador Joel Santana recordou um dos grandes momentos de Dani Alves - novo lateral do São Paulo - com a camisa da seleção brasileira, justamente em uma partida contra a equipe que ele treinava, a seleção da África do Sul.

Na Copa das Confederações de 2009, realizada na África do Sul, que no ano seguinte recebeu a Copa do Mundo, o Brasil encarou a seleção da casa nas semifinais e encontrou dificuldades. O gol da vitória só saiu aos 43 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta de Daniel Alves.

"Seu tivesse ganhado esse jogo, eu não estaria aqui nesse momento, estaria trabalhando na Europa. Pegar uma seleção número 86 no ranking da Fifa, e número 18 no ranking da África e ganhar do Brasil?", brincou Joel Santana.

Joel mostrou que a partida foi realmente marcante para ele, relembrando detalhes como o fato de que Dani Alves havia acabado de entrar no jogo e fora de posição - estava na lateral esquerda (ele entrou aos 37 da segunda etapa no lugar de André Santos).

"E nós jogamos bem aquele jogo. O Daniel Alves pegou três vezes na bola naquele jogo. Cobrou um lateral, recuou uma vez para o goleiro, e bateu aquela falta. Ele estava jogando de lateral esquerdo, bem na minha frente. Nós íamos pra prorrogação e íamos ganhar", disse o treinador.

Após superar os anfitriões na semifinal, a seleção brasileira encarou os Estados Unidos na final, em que também sofreu para vencer. Após sair perdendo por 2 a 0, o Brasil buscou a virada e ficou com o título.

São Paulo