Topo

Renato Gaúcho usa vídeo de Guardiola no Grêmio e brinca: "Ele me copiou"

Action Images via Reuters/Lee Smith
Imagem: Action Images via Reuters/Lee Smith

Do UOL, em Porto Alegre

02/08/2019 00h09

Renato Gaúcho usou um artifício diferente antes de Libertad e Grêmio, segundo jogo das oitavas de final da Libertadores. Depois de vencer novamente o clube paraguaio, o treinador confirmou ter reproduzido ao elenco entrevista de Pep Guardiola. O treinador do Manchester City fala sobre o estilo de jogo aplicado e motivou brincadeira do colega gremista.

"O que ele fala é exatamente o que eu digo desde que cheguei. Se alguém copiou, foi ele. Ele copiou minha preleção", brincou Renato Portaluppi.

Minutos antes, o Grêmio fez 3 a 0 no Libertad em pleno estádio Defensores Del Chaco, em Assunção. Renato contou que o vídeo com a entrevista de Guardiola foi mostrado por Klauss Câmara, executivo de futebol do clube. Surgiu, então, a ideia de reproduzir ao elenco.

"O que eu fico feliz é que, além de ter sido grande jogador ele é um dos melhores treinadores do mundo. O Klauss me mostrou e fiz questão de mostrar ao grupo. (...) Eu não tenho nada contra o trabalho de nenhum treinador. Só acho que a gente está tirando a liberdade dos nossos jogadores, nossos dribladores. Algumas pessoas estão engessando, digamos assim, os jogadores. Ainda temos os melhores jogadores do mundo. Temos que dar liberdade para o jogador driblar. O que não pode é ele tentar uma jogada em zona muito baixa. Se não tiver o drible, o jogador que abre defesa adversária, vai ficar muito difícil. Só se abre defesa com drible. Eu fiquei muito feliz, tudo que está no vídeo eu passo aos jogadores. Se um dos melhores do mundo fala o mesmo que eu, estou no caminho certo. Infelizmente tenho visto poucos jogadores no futebol brasileiro com drible. Se temos essa característica, sempre tivemos essa características, não podemos privar o jogador de ter liberdade. De criar. De tentar. Eles não podem é baixar a cabeça, perder a confiança. Se pegar e errar, não tem problema nenhum. O que não posso é deixar o jogador sem ser criativo, sem driblar", discursou Renato.

Ao falar sobre o jogo no Paraguai, o treinador do Grêmio disse que a atuação só não foi melhor pelo impacto do vento forte na partida. E ainda brincou, de novo, com Guardiola.

"A atuação não foi das melhores, mesmo com o placar, pelo vento. A atuação foi muito boa. O meu time joga assim há três anos. Tenho admiração grande pelo Guardiola, mas fazer um grupo com 100, 200 milhões de euros é bem mais fácil, né? Aqui tem que dar uma segurada, como em todo clube brasileiro", falou em tom de brincadeira. "Mesmo assim, sempre fico satisfeito com meu grupo, como eles jogam. Eles jogam com alegria e passam isso ao nosso torcedor. Não tenho queixa alguma", completou Renato Gaúcho.

O Grêmio enfrenta o Palmeiras nas quartas de final da Libertadores. Antes disso, o time volta a campo pelo Campeonato Brasileiro diante da Chapecoense, na segunda-feira.