Topo

Globo revela bilhete de Felipão, e torcedores do Palmeiras reclamam

Weverton, goleiro do Palmeiras, lê papel durante a partida contra o Corinthians - Reprodução/TvGlobo
Weverton, goleiro do Palmeiras, lê papel durante a partida contra o Corinthians Imagem: Reprodução/TvGlobo

Do UOL, em São Paulo

04/08/2019 22h41

Superior nos minutos iniciais, o Palmeiras sofreu um gol do Corinthians em Itaquera e perdia por 1 a 0 quando o técnico Luiz Felipe Scolari resolveu agir para mudar o comportamento de sua equipe. E aí, a medida do pentacampeão mundial virou uma polêmica à parte no clássico válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O comandante alviverde mandou um bilhete ao goleiro Weverton e desenhou o posicionamento que esperava. E a TV Globo, que exibia a partida ao vivo, revelou o conteúdo do papel com direito a zoom em cada um dos trechos.

Os recortes ampliados foram acompanhados por avaliações da equipe que transmitia o jogo. O narrador Cleber Machado, por exemplo, explicou que Felipão esperava ver o volante Felipe Melo mais fixo, posicionado à frente da defesa, e que Bruno Henrique deveria se aproximar mais da linha de armadores. Caio Ribeiro explicou o que isso significava e como o meia Raphael Veiga aberto pela esquerda era uma tentativa de conter o lado que vinha sendo mais efetivo para o Corinthians.

Os torcedores do Palmeiras, é claro, não gostaram da "investigação" da Globo. No Twitter, alguns deles relacionaram o episódio do bilhete até ao que aconteceu antes de o clássico começar - Felipão foi questionado sobre um protesto de torcedores do Palmeiras no sábado (03), na Academia de Futebol, mas limitou-se a dizer que o início do jogo estava próximo e se recusou a responder.

ash; 1914 (@juliocunha_) August 5, 2019

Outros torcedores, é claro, usaram o bilhete de Felipão para fazer piada.

O fato é que o Palmeiras melhorou depois do bilhete, empatou no segundo tempo e até teve chances para virar o placar contra o Corinthians. Cássio, goleiro alvinegro, foi escolhido pela equipe da Globo e pelos telespectadores para ficar com o troféu destinado ao melhor jogador em campo.